DADOS PARA CONTATO:
- (87) 3855-2912 | ouvidoria@buique.pe.gov.br
- Av. Jonas Camelo de Almeida, 17, Buíque-PE, CEP: 56520-000
QUAL O PAPEL DA OUVIDORIA?
O papel da Ouvidoria é proteger o cidadão contra a violação de direitos, contra erros, negligências, abuso de poder ou contra a má administração do serviço público, com o propósito de melhorar a administração pública e tornar a ação governamental mais transparente e os agentes públicos mais responsáveis por suas ações, omissões e decisões.
O QUE É UM OUVIDOR?
É um funcionário público que tem a missão de defender os interesses do cidadão junto ao órgão em que atua. O Ouvidor de um órgão público atua como facilitador nas relações entre o Cidadão e a instituição, prestando informações precisas, seguras e confiáveis e contribuindo para melhoria dos serviços da instituição face os anseios da sociedade. Para isto, orienta sua atuação pelos princípios da ética, quais sejam: garantias de acesso, autonomia, transparências, imparcialidade, integridade e valorização das pessoas.
COMO FUNCIONA UMA OUVIDORIA?
- A ouvidoria recebe, analisa e encaminha as manifestações dos cidadãos aos setores da instituição.
- Acompanha as providências adotadas, cobra soluções e mantém o cidadão informado acerca de suas manifestações.
- Atua sugerindo mudanças, de acordo com as demandas dos cidadãos. Elabora relatórios que sugerem melhoria e subsidiam os gestores na tomada de decisões.
- Funciona como um canal de comunicação rápido e eficiente, estreitando a relação entre a sociedade e a Administração municipal.
QUANDO UTILIZAR A OUVIDORIA?
A Ouvidoria tem sua ação no pós-atendimento, ou seja, quando o cidadão-usuário já foi atendido em algum serviço da administração e deseja fazer reclamações, sugestões, críticas aos serviços ou ao atendimento recebido e denúncias referentes a procedimentos e ações de agentes diretamente ligados ou subordinados a administração bem como a entidades vinculadas.