Secretaria de Agricultura entrega boletos do Seguro Safra

Durante o mês de Fevereiro a Secretaria de Agricultura em parceria com o IPA (Instituto de Pesquisa Agropecuária) e o Conselho de Desenvolvimento Rural está entregando os boletos referentes ao pagamento da taxa do Seguro Safra.

Cerca de 3.422 famílias serão beneficiadas pelo programa. O Garantia Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) voltada para os agricultores familiares que vivem no Nordeste do Brasil e no Norte de Minas Gerais e Espírito Santo. O Fundo Garantia Safra garante que os agricultores consigam ter renda com sua produção, principalmente ao passarem por condições  ambientais adversas como o fenômeno da estiagem ou excesso de chuvas que podem prejudicar a plantação.

A Secretaria de Agricultura de Buíque se propõe em compromisso com os agricultores desde a entrega dos boletos até o acompanhamento do abastecimento de água para a zona rural com os carros-pipas. Além de fortalecer o vínculo da pecuária com as certificações de queijarias acompanhadas pelo SEBRAE. Todos os programas assistências possíveis para a agricultura são fundamentais para o desenvolvimento do município e a Secretaria de Agricultura se disponibiliza em efetivar de forma que os buiquenses sejam os beneficiados pelo trabalho dos agricultores.

Prefeitura de Buíque devolve a magia dos grandes carnavais aos buiquenses

O som que ecoava por vários pontos de uma cidade que respira carnaval era o frevo.  Realizando a maior festa de interior de Pernambuco, a Prefeitura de Buíque, trouxe com o carnaval o brilho no olhar, os sorrisos aos buiquenses e a satisfação de uma gente que ama receber os turistas.

Mesmo diante de grandes dificuldades em que os municípios brasileiros estão enfrentando, Buíque permanece com a sua maior festa. Durante cinco dias os foliões puderam se vestir de cores, fantasias e brilho.

Os blocos em sua maioria resgataram a alegria em animar as principais ruas e avenidas passando de porta em porta já anunciando que a festa era para todas as famílias. As ruas se enfeitaram de pureza com tantas crianças que puderam conhecer a magia que o carnaval traz com as canções que contagiam todas as idades com o efeito de um convite ao frevo.

Os turistas que chegaram na sexta-feira conseguiram acompanhar o bloco das Carmelitas onde homens saem pelas ruas vestidos de mulheres. As diversas atrações como Chiclete com Banana, Tatau, Troinha, Harry Estigado, Marreta é Massa, Santa Dose, DJ Léo Ventura, Acadêmicos da Bahia e tantos outros agradou a todos os públicos.

O ar em Buíque durante esse festejo remetia qualquer folião aos antigos carnavais de rua, banho de carro-pipa e chuveiródromo ao som da Orquestra Pernambucana de Frevo foram marcas que ficarão na memória dos turistas e da população local.

Para que um evento desse porte fosse realizado foi necessária a união de diversas Secretarias, além de parcerias com o comércio local e amigos. Ainda, durante a organização do evento, a Prefeitura pensou em desistir por falta de recursos, a fim de que os serviços essenciais para a população sejam mantidos sem sacrificar os setores por conta do Carnaval. Por outro lado, a Prefeitura teve um grande desafio, pois a festa aquece o comércio, gera renda e traz o turismo para Buíque. Diante disso, após reuniões foi definido que o Carnaval teria que ser mantido. O Chefe do Executivo Municipal junto as Secretarias de Finanças, Cultura, Saúde e toda a sua equipe de Governo se esforçou ao máximo para que conseguisse realizar um carnaval de qualidade e dentro das possibilidades do município já que a cidade não obteve outros recursos.

De certo, o Carnaval de Buíque foi elogiado por todos que puderam participar de uma festa tranquila. Segundo a Polícia Militar cerca de 40 mil pessoas circulavam na cidade por dia. Nenhuma ocorrência grave de violência foi constatada e a Coordenação da festa trabalhou para que isso fosse possível.

As Secretarias da Mulher, Assistência Social, Saúde, Juventude e Educação animaram as prévias com o bloco do Governo. Todos estiveram engajados para que fosse entregue o melhor carnaval do interior. No entanto, a Secretaria de Obras correu contra o tempo para que pudesse ampliar o Pátio de Eventos, como também iluminar toda a área da festa. A cidade ficou radiante com a limpeza urbana e o Departamento de Trânsito reorganizou o tráfego dos veículos a fim de evitar acidentes.

Mas o que ficará na memória mesmo é a magia de tudo o que envolve os Carnavais em Buíque, o resgate da cultura Pernambucana, o passo do frevo, as fantasias espalhadas, as homenagens aos artistas locais e sobretudo a alegria que o buiquense sente ao saber que tem o melhor e maior carnaval do interior.

Buíque consegue a recuperação da PE 270

No ano passado a PE 270 que liga Buíque à Arcoverde começou a apresentar problemas em seus trechos. Com as chuvas a situação se tornou cada vez mais preocupante. Trata-se de uma estrada de responsabilidade exclusivamente Estadual e mesmo com tantas solicitações feitas pela Prefeitura de Buíque, através da Secretaria de Obras e o Departamento de Trânsito de Buíque, infelizmente no ano de 2017 não foi possível fazer a recuperação do asfalto.

A cada dia toda a população, bem como os maiores usuários do trecho que são os motoristas de carros pipas e lotações, suplicavam melhorias para que fossem evitados graves acidentes. No entanto, sem esmorecer por nenhum segundo, o Departamento de Trânsito esteve em diversas reuniões a pedido do Chefe do Executivo Municipal junto ao DER Garanhuns e em conversas intermináveis com o Diretor do Departamento Estadual de Rodovias Dr. Ivanir, a fim de que fosse solucionado o problema que agravava-se mais a cada dia.Sendo assim, na última reunião finalmente foi concedida duas equipes que fariam o conserto da PE 270, além de ceder o engenheiro Dr. Raphael responsável pela operação dos reparos asfáltico.
Por se tratar de uma obra exclusivamente do Governo do Estado de Pernambuco, o Engenheiro Jaime Pereira, dono da empresa responsável pela recuperação cedeu uma entrevista à Rádio Buíque FM e esclareceu que essa solicitação foi realizada desde o ano passado. No entanto, a empresa infelizmente teve um problema que acabou atrasando a chegada das equipes  no trecho danificado. E, que para agilizar os serviços, a operação terá duas frentes de trabalho, uma que virá no sentido Arcoverde/Buíque e outra no sentido Buíque/Arcoverde, até que se encontrem no meio do trecho.
Apesar de ser uma responsabilidade do Estado, a Prefeitura de Buíque preocupada desde então com a situação que poderia ocorrer durante o período de Carnaval no município, já que na estrada trafegará  cerca de 30 mil pessoas, prontamente fortaleceu a vinda da equipe quando se prontificou a ceder qualquer necessidade da empresa para que a recuperação fosse feita. Formando assim, uma parceria onde a Prefeitura custeará as despesas com alojamento e alimentação das equipes, além do fornecimento de materiais como areia fina, areia grossa e brita. Como também qualquer equipamento municipal estará a disposição da empresa responsável.
Para que o conserto seja feito é necessário  fazer a identificação correta dos trechos danificados, onde é realizado um recorte em volta do buraco e a área é raspada recebendo o novo material composto de areia fina areia grossa e brita para que a partir daí seja tampado com o material asfáltico final.
Tudo isso, deve-se a garra de todos os buiquenses que incansavelmente luta por dias melhores para a nossa região, em especial aos esforços de todos que estão ligados em seus serviços pelo Poder Executivo não medindo esforços para que tudo aconteça no município. Dessa forma, poderemos respirar aliviados por tantas vidas que trafegam pela estrada e que dependem dela de alguma maneira para sobreviver. E, mais uma vez iremos contemplarmos um carnaval seguro para tantos turistas, já que Buíque preza tanto receber em suas festividades.

Secretaria da Juventude reuniu diversos órgãos para apresentar o planejamento de ações para 2018

A Secretaria da Juventude de Buíque reuniu diversos órgãos como Secretaria de Obras, Secretaria de Educação, Secretaria de Meio Ambiente, Saúde, Secretaria da Mulher, CAPS, Gabinete, Imprensa, Cerimonial e o Conselho Tutelar para apresentar seu planejamento de ações para 2018.

Durante o ano que passou a Secretaria da Juventude trabalhou projetos ligados a saúde popular como a Zumba e o Despertar Jovem que trabalha a prática esportiva em bairros com crianças. De acordo com a Secretaria da juventude trabalhar com criança também ajuda os futuros jovens ter uma consciência da importância social do esporte.

Ainda na reunião foram apresentadas propostas para melhorias dos projetos de sucesso, bem como uma programação de qualidade durante a Semana da Juventude 2018. Outros projetos que foram trabalhados pela Secretaria da Juventude foram os cursos profissionalizantes e o Cine Jovem. Todos os projetos estão sendo avaliados para que sejam aprimorados para este ano ter uma assiduidade maior. Tendo em vista o combate às drogas, todos os roteiros são vinculados ao tema por se tratar de uma área específica de saúde, além de apoiar as famílias que enfrentam os transtornos causados pelos efeitos maléficos delas, a Secretaria da Juventude trabalha a prevenção abordando o tema em palestras pelas escolas e eventos na sociedade.

A Secretaria da Juventude também está trabalhando de forma integrada as demais Secretarias Municipais, a fim de que possam contribuir na melhoria da qualidade de vida dos jovens entre 15 e 29 anos. Além dos projetos municipais a equipe espera expandir no município os programas estaduais e federais para que os jovens busquem cada vez mais espaço na sociedade, com apoio e respaldo no Estatuto da Juventude, onde através de Leis seus Direitos sejam assegurados em todo o território nacional.

Secretaria da Juventude apresenta o planejamento de ações para 2018 - 10.01.2018

Secretaria de Saúde de Buíque faz entrega de mobílias e equipamentos para o CAPS e Vigilância Sanitária

Na manhã desta terça (09), a Prefeitura de Buíque, através da Secretaria de Saúde, faz entrega de mobília e equipamentos para o CAPS e Vigilância Sanitária. Com a necessidade de melhorias na oferta dos serviços públicos de saúde, a Secretaria entregou ao Centro de Apoio Psicossocial uma cozinha completa com armário, liquidificador industrial, mesa com cadeiras, geladeira e cadeira de escritório.

Na Vigilância Sanitária os funcionários foram surpreendidos durante uma reunião com a chegada do caminhão de entrega com equipamentos para verificação de contaminação de água, cadeiras de espera, mesa, freezer horizontal, geladeira e armário.

Todo o material vem qualificar o armazenamento e atendimento nos setores públicos de Buíque. A mudança é notória desde o início da Gestão que preocupada com o sucateamento dos setores vem organizando de forma gradativa cada setor da Saúde. Ao todo foram mais de dez Postos de Saúde que receberam equipamentos e mobílias desde o início do ano para que os trabalhos sejam feitos com mais qualidade e de forma que a população se beneficie dos impostos pagos pelos trabalhadores. A Prefeitura de Buíque está avançando nos trabalhos com o desejo de que o progresso e desenvolvimento sejam marcantes durante os próximos anos.

Entrega de Novos Móveis para a Saúde - 09.01.2018

Artesão buiquense tem peças expostas no Rio de Janeiro e em Novela da Globo

O artesão Luiz Benício traz uma marca pessoal em suas artes e cada vez mais suas obras são valorizadas em todo o Brasil. Um exemplo disso é o contexto em que atualmente se encontra o seu trabalho, com obras na Novela do Outro Lado do Paraíso, Luiz vive o que considera um dos pilares que finca de vez sua marca em todo o país e até no exterior.

Atualmente ele enviou peças para fazer parte do acervo que compõem uma Exposição no Museu Janete Costa no Rio de Janeiro. O Museu de Arte Popular é praticamente um complemento do MAC. Os visitantes saem de um para o outro à procura de Artesanatos.  O Museu leva o nome de Janete que foi pioneira e que elevou o Artesanato Brasileiro aos mais altos patamares. E, não seria diferente com o buiquense Luiz Benício que encanta aos visitantes com suas peças únicas em qualquer exposição pelo Brasil.

Nascido de pais agricultores em 15 de Maio de 1972, Luiz se reinventa na Arte Popular todos os anos. Há 12 anos participa da maior Feira de Artesanato da América Latina, a FENEARTE. Pai de quatro filhos e casado leva a arte para dentro de casa onde mora e trabalha, na Vila do Catimbau, em Buíque, Pernambuco. Desde menino, era muito curioso e aprendeu por conta própria a ler e escrever com uma Cartilha de ABC, onde descobriu tirando dúvidas com quem sabia sobre as sílabas, o que faz dele um espetacular artista em todos os sentidos.

Durante a FENEARTE suas obras já foram expostas na Alameda dos Mestres e com premiação no Salão de Arte Popular Ana Holanda, Luiz sabe da missão artística que tem. Pois, há alguns anos que suas obras fazem parte de Exposições pelo mundo, como foi o caso do Canadá, Milão, Estados Unidos e Tel Aviv em Israel. Ainda no Brasil, o Festival de Inverno de Garanhuns é palco de suas obras. E, Novelas como A Lei do Amor teve participação no último capítulo com cinco peças feitas pelas mãos do artesão. Mas, a grandeza de seu trabalho está nas mais de cem peças que foram enviadas pelo artista para que fossem utilizadas na nova novela da Globo: Do Outro Lado do Paraíso; Suas obras também já foram publicadas em diversos jornais, revistas e livros.

A Exposição no Museu Janete Costa, no Rio de Janeiro, vai até o mês de Abril e o artista se consagra cada vez mais na Arte e no dia 20 de Janeiro Luiz também participará de uma Exposição na Vila do Catimbau onde terá um livro publicado com seu trabalho.

Artes de Luiz Benício

Secretaria de Saúde de Buíque faz balanço de um ano de Gestão e se mobiliza para o Carnaval

Durante o informativo da Prefeitura de Buíque que aconteceu nesta segunda-feira (08) na Buíque FM, a Secretaria de Saúde de Buíque resgatou todo o trabalho que desenvolveu no município por todo o ano que passou.

Foi apresentado a população o balanço com a quantidade de atendimentos no Centro de Especialidades Médicas, Centro de Fisioterapia, CAPS, NASF, Casa de Saúde, Unidades Básicas de Saúde e Vigilância Sanitária. Buíque conta com uma Gestão de Saúde Pública voltada para o atendimento humanitário. E é com essa missão que a Secretaria de Saúde avalia os bons resultados obtidos através do empenho de suas equipes. As medicações estão em todas as farmácias dos Postos de Saúde. Outro fator a se comemorar nesse novo ano é a incidência de casos de Dengue, chikungunya e Zika, através do trabalho desenvolvido pela Vigilância Sanitária e a colaboração da população, foi possível quase erradicar os casos que eram tão alarmantes no município.

Com todas as metas alcançadas e certa de que o trabalho não para – a Secretaria de Saúde está com toda a estrutura do Carnaval planejada com atendimentos médicos e hospitalares, bem como equipe organizada para atendimentos no Pátio de Eventos onde acontecerá o maior Carnaval de todos os tempos. A população contará ainda durante o carnaval com toda estrutura necessária para o socorro imediato e ambulância para casos mais graves. Segundo a Secretária Janice Rodrigues o desejo da Secretaria é que a população não precise de atendimento por acidentes e perigos, mas que de qualquer forma é melhor precaver com atendimento diferenciado para que a população esteja segura durante o Carnaval.

Foi informado ainda a população a quantidade de atendimentos ambulatoriais, bem como horário e forma de funcionamento dos setores públicos da Saúde, como o caso do Centro de Especialidades que é por meio de encaminhamento médico vindo dos Postos de Saúde e com os documentos em mãos, além da Casa de Saúde que presta atendimento de Urgência e Emergência.

Durante o mês de Janeiro a Secretaria de Saúde estará promovendo a campanha de doação de sangue por conta do carnaval e também estará organizando suas equipes para ir às ruas com o bloco da Saúde. É de suma importância que a população esteja informada e que possa contribuir com a qualidade dos serviços prestados pela própria Secretaria e é por isso que todos os setores se disponibilizaram para qualquer esclarecimento em seus horários de funcionamento.

Balanço da Saúde - 08.01.2018

Secretaria da Mulher realiza primeira reunião de ações para 2018

Na manhã desta segunda-feira a Secretaria da Mulher de Buíque se reuniu com o Departamento de Imprensa e Cerimonial da Prefeitura de Buíque para montar alguns dos principais projetos e ações que desenvolverá em 2018.

O primeiro deles é para veicular a nova Campanha de Enfrentamento da Violência Contra a Mulher, bem como trabalhar atividades ligadas ao carnaval no município. A partir de um bloco carnavalesco a Secretaria da Mulher chamará a atenção da população para o enfrentamento urgente das questões ligadas a violência contra mulheres de uma forma geral.

Com o intuito de trabalhar interligada com outras Secretarias, a Secretaria da Mulher, abordará o tema de uma forma que todos possam se engajar na luta pelos direitos e espaço da mulher em diversas áreas. Outro planejamento da Secretaria da Mulher é fazer um levantamento de quem são as mulheres que se destacaram no cenário buiquense e quais as contribuições que elas oferecem até os dias atuais para que seus papéis sejam fundamentais na construção de uma sociedade livre do machismo, com mais justiça e igualdade.

Desde o ano passado, quando a Coordenadoria da Mulher foi transformada em Secretaria, a população conseguiu um apoio e emponderamento através das Associações de artesãs. Dessa maneira diversas mulheres encontram refúgio e segurança para tratar as questões de violência enfrentadas diariamente.

A Secretaria da Mulher funciona todos os dias de segunda a sexta, das 8h às 13hs, na Rua Hiecenio Alves Maciel. E conta com o atendimento de pessoas preparadas para buscar soluções para as demandas de casos de violência.

Prefeitura de Buíque entregará cinco Escolas Municipais ampliadas e reformadas

Com o início do Ano Letivo programado para o próximo dia 05 de Fevereiro, a Secretaria de Educação de Buíque está com um vasto planejamento estrutural e pedagógico. Muitos alunos, pais e funcionários de cinco Escolas Municipais notarão a enorme diferença nas Escolas Rurais. Pois, desde o final do ano passado a Prefeitura de Buíque deu início a uma das grandes obras municipais que serão entregues ainda no mês de Fevereiro.

Ao acompanhar de perto as mudanças e andamento das obras nas Escolas Municipais, o Chefe do Executivo de Buíque pediu o empenho dos serventes e pedreiros para que tudo ocorra dentro do prazo estipulado pela Secretaria de Educação para que os alunos das cinco regiões não sejam prejudicados em seus estudos. Ele ainda pediu a colaboração de todos na preservação desses patrimônios que serão dos seus filhos e netos, onde terão uma melhor estrutura e qualidade no ensino.

De acordo com a empresa responsável pelas obras tudo será entregue até Fevereiro e que o andamento dos trabalhos estão indo de acordo com o previsto. A escola Antonio Yoyô no Sítio Catonho é um exemplo da grande mudança. Ao entrar na escola os alunos serão surpreendidos pela estrutura do telhado, salas ampliadas, ventiladas com grandes janelas e forradas com PVC. Além de bem iluminadas, algumas escolas contarão com obras até mesmo fora da própria escola, como é o caso da Escola Antonio de Barros no Catimbau. A rua que dá acesso para a escola está sendo calçada e será feita toda a calçada da escola onde resultará em cerca de 850m² de calçamento.

Segundo a Secretaria de Educação de Buíque a partir de 2018 Buíque dará um grande salto em estrutura, melhoria e transformações para que a qualidade do ensino chegue a cada aluno da Rede Municipal. Para toda essa transformação é necessário que todos os profissionais se empenhe na preservação, manutenção e cuidados com o investimento público, já que a obra é um patrimônio do povo. Ainda mais, por conta da empresa que está executando as obras ter contratado mão de obra de cada região. Pois, o trabalhador tem orgulho em dizer que está presente o seu esforço na escola em que seu próprio filho estuda. Dessa maneira, também foi gerado emprego para pais de família de cada comunidade, agregando valor financeiro e sentimental pela obra.

A Secretaria de Educação também está se preparando para as festividades carnavalescas do município, cada escola trabalhará o tema com seus alunos. No entanto, a Secretaria está empenhada nos resultados positivos para a educação e todos os seus esforços estão voltados nesse mês de Janeiro às obras estruturais tão importantes para professores e alunos. A Prefeitura de Buíque sabe da importância da Educação para as crianças do município e dessa forma prioriza a Educação para todos.

Saúde do Município está em pleno vapor

A Prefeitura de Buíque avalia como positivo o seu primeiro ano de Governo e conclui que muito foi feito na Saúde. Mesmo diante de uma crise econômica sem precedentes, a Prefeitura de Buíque, vem se destacando no cenário pernambucano pelo esforço conjunto em levantar uma cidade que até o ano passado estava na beira do caos.

Um exemplo claro desta determinação do governo executivo, é a Saúde de Buíque vem dando os melhores sinais de transformação em apenas 365 dias de trabalho. É o caso dos Postos de Saúde que cuida da Atenção Básica e que estão desde o dia 02 de janeiro funcionando a todo vapor com atendimentos médicos e contando também com todos os profissionais que compõem o quadro. Dentre eles, enfermeiros, técnicos, recepcionistas, assistentes e serviços gerais.

Ainda na Saúde Pública de Buíque encontramos o CAPS com medicações e atendimentos, além da Casa de Saúde em funcionamento com médicos plantonistas diariamente, bem como enfermeiros, técnicos e serviços gerais. Em todos os setores foi possível encontrar medicações para a população. As farmácias dos Postos de Saúde oferecem medicamentos desde que receitados pelos médicos e estão prontas para que imediatamente o paciente saia da consulta com sua medicação.

Desde o ano passado a saúde era a maior preocupação do Governo Municipal, tendo em vista que a promessa feita em campanha se realizasse da melhor e mais eficiente forma. A prefeitura de Buíque está se preparando para o maior e mais seguro Carnaval do interior de Pernambuco. E, mesmo com todas as dificuldades, está priorizando a Saúde do município.

Para que o folião brinque o carnaval com mais segurança, a Secretaria de Saúde está comprometida com a Gestão competente em torno dos trabalhos e ações que desenvolverá no município em 2018, para que tudo transcorra na mais perfeita ordem a Secretaria de Saúde já tem o planejamento dos trabalhos que desenvolverá em Buíque pelos próximos 12 meses. Sendo assim, a população poderá usufruir das festividades e da Saúde Pública responsável.

A Secretaria de Saúde está pronta para atender a toda população, além dos Postos de Saúde, CAPS e Casa de Saúde para Emergências e Urgências. Basta procurar o atendimento em qualquer das unidades. E, logo mais a população contará com o reforço de mais quatro ambulâncias e dois carros de apoio que chegarão para o desenvolvimento do trabalho no município.

Novos medicamentos para a Saúde - 03.01.2018