ETE Jornalista Cyl Galindo promoveu “Café Empreendedor” em Buíque

Na manhã desta quarta-feira (06), a Escola Técnica Cyl Galindo promoveu um café da manhã que reuniu autoridades e empresários no refeitório para integrar a escola e o comércio de forma que renda bons frutos no futuro.

O evento contou com a participação de diversos setores, entre eles o Chefe do Executivo de Buíque, Secretaria de Educação, Secretaria da Mulher, Secretaria de Saúde, Gabinete, Secretaria de Governo, Secretaria de Finanças, Secretaria de Administração, Secretaria da Juventude, Secretaria de Obras, Secretaria de Agricultura, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Cultura, SEBRAE, GRE Arcoverde, SESC LER, Empresários e Associações, além de alunos, professores e gestores.

Após o café, todos ouviram o pronunciamento da Gestora Conceição Brandão e em seguida todos se dirigiram ao salão de entrada para assistir uma apresentação de dança realizada pelos próprios alunos. O projeto I Expotec tem o objetivo de trabalhar em conjunto com os alunos inovações e mercado. Na oportunidade, os professores mostraram que ensinar vai além de uma aula expositiva, é projetar com os alunos uma forma de empreender. Trazendo assim, dinâmica, renda e ideias para o município.

O projeto tem início, meio e fim quando o produto final é entregue para ser vendido no mercado. A culminância será amanhã quando será montada uma feira com a exposição de produtos produzidos pelos próprios alunos de todas as turmas. O público poderá prestigiar esse momento significativo às 10h da manhã, na Praça Major França.

Diante de todos foi possível conhecer um pouco dos projetos que a escola vem entre tantos acompanhando, apenas cinco foram apresentados no auditório após uma seleção minuciosa. Em todos certamente vigorou a tecnologia, pois é a ferramenta principal para trazer ideias de empreendedorismo ligado ao município em que vivem os alunos. Os projetos são adequados a região, bem como inovadores já que utilizam a tecnologia como prioridade para melhorar a qualidade de vida da população.

Café Empreendedor e I Expotec - ETE - 06.12.2017

Chefe do Executivo de Buíque receberá homenagem em Recife

O Instituto Tiradentes realizou a enquete de opinião pública entre os dias 23 de Outubro e 10 de Novembro em Buíque e apurou que a administração do Prefeito Arquimedes Guedes Valença obteve um alto índice de aprovação nos primeiros 330 dias de mandato.

Através do sistema SENTIO que realiza enquetes por telefone, onde elaborou a seguinte pergunta: Olá! O Instituto Tiradentes quer saber. Em sua opinião como você avalia os primeiros 330 dias de gestão do atual Prefeito Municipal? Ótimo tecle um, bom tecle dois, regular tecle três, Ruim tecle 4 e não sei opinar tecle 5. O cidadão escolhe pelo telefone a opção desejada.

Para garantir a lisura do processo, O Instituto Tiradentes possui um banco de dados com mais de 120 milhões de telefones de todo o Brasil. Dependendo do tamanho da cidade são sorteados entre 70 a 1500 números de telefones para fazer a enquete. Por ter atingido a pontuação máxima, o Prefeito de Buíque foi convidado a receber a Láurea que será entregue em sessão solene no 123º Seminário Brasileiro de Prefeitos, Vice-Prefeitos, Vereadores, procuradores Jurídicos, Controladores Internos, Secretários e Assessores Municipais em Recife, nos dias 14 e 15 de Dezembro de 2017.

“Ter um reconhecimento pelos serviços prestados em nossa comunidade é gratificante. Mas, ninguém faz nada sozinho, eu tenho uma equipe comprometida e esse é o ponto principal de uma gestão de qualidade. Nossos Secretários são esforçados, procuram sempre atender a todos. E, por essa razão três serão homenageados também, eles certamente representam os demais que compõe o nosso quadro de gestores municipais, tenho que agradecer o empenho de todos os funcionários”, disse o Prefeito.

Em virtude de tudo isso, na ocasião também será entregue a “Medalha Alferes Tiradentes-Colar de Ouro” e é conferida apenas aos políticos que obtiveram aprovação na mencionada enquete e que possuam ilibada idoneidade moral e relevantes serviços prestados em prol da comunidade.

Escola Municipal é reformada e Prefeitura de Buíque entrega cisterna com o CEDAPP

Na manhã de hoje (04), A Prefeitura de Buíque, através da Secretaria de Educação, entregou a comunidade do Alto dos Paulo uma escola em melhores condições estruturais e uma cisterna de 53 mil litros de água, ao todo são quase trinta cisternas em todo o município, vinte já foram entregues. Durante muito tempo a Escola Euclides da Cunha funcionou em situação precária, com um banheiro sem condição de uso e um telhado muito baixo em toda a escola.

Mas, essa realidade foi transformada através do esforço dos professores em manter as aulas em qualquer situação para que os cerca de 105 alunos não ficassem sem aula. Agora a escola da comunidade conta com 2 salas de aula com o teto mais alto, pois foi trocado todo o telhado e colocado em altura mais elevada que antes para que o ambiente tenha mais ventilação, a cozinha foi ampliada e construído duas despensas e construídos dois banheiros com cerâmica, chuveiro, vaso e pia. E, com a cisterna que a Prefeitura de Buíque conseguiu através de uma parceria com o CEDAPP (Centro de apoio ao Pequeno Produtor) que é um Programa da Diocese de Pesqueira, é possível trabalhar em melhores condições, além de água de qualidade para as crianças beber, lavar as mãos e as merendeiras cozinhar.

Com o recurso do PDDE do Campo, um Programa que foi criado em 1995 e presta assistência financeira em caráter suplementar, às escolas públicas e às escolas privadas de educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos. Com o objetivo de melhorar a infraestrutura física e pedagógica, reforçando a autogestão elevando os índices de desempenho da educação básica.

Os recursos do programa destinam-se à cobertura de despesas de custeio, como a compra de material de consumo; manutenção, conservação e reparos na unidade escolar; e pequenos investimentos em bens permanentes, como aquisição de aparelhos.

Com o dinheiro do programa foi possível adquirir uma geladeira nova, estantes, computador e brinquedos educativos. A entrega das melhorias foi feita com a presença do Chefe do Executivo, Legislativo, Secretaria de Educação, Secretaria da Mulher, Gabinete, Gestores da Educação, professores, CEDAPP e toda a comunidade.

Reforma da Escola Euclides da Cunha e entrega de Cisterna - 04.12.2017

Guarda Municipal de Buíque recebe fardamento completo

Na manhã desta quinta-feira, a Prefeitura de Buíque se reuniu com dezenas de Guardas Municipais para entregar o fardamento completo que fará parte de suas atividades diárias. Diante de todos os presentes, o Chefe da Guarda David Martins, falou da importância de um Guarda para o município e que o fardamento lhe caracteriza como profissional.

O Chefe do Executivo Municipal aproveitou a ocasião para falar das melhorias que estão sendo realizadas para que os guardas possam trabalhar com mais eficiência e que através de pedidos feitos ao Secretário Nacional de Segurança Pública, Carlos Alberto Santos Cruz solicitou a doação de equipamentos de comunicação, proteção individual e de informática para o Posto de Comando da Guarda Municipal.

Aproximadamente setenta e seis Guardas Municipais estarão ocupando seus postos com um uniforme que os representa em suas funções nos próximos dias. A Prefeitura de Buíque fez esse investimento a partir de um planejamento orçamentário feito pela Secretaria de Finanças, e mesmo com as dificuldades em que os municípios brasileiros estão enfrentando em meio a crise econômica, Buíque é um dos poucos municípios que está conseguindo manter os serviços em dia.

Entrega de Fardamento da Nova Guarda Municipal de Buíque

Programa Nenhuma Mulher Pernambucana Sem Documento

No último dia 24 de novembro cerca de trezentos documentos foram emitidos para mulheres buiquenses. Entre Certidões de Casamento, Registros Civis e Identidade, a dignidade de centenas de mulheres foi preservada.

Através da Secretaria da Mulher e em parceria com a Secretaria da Mulher de Pernambuco, Canto Mãe Coruja e a Secretaria de Assistência Social, o Programa Nenhuma Mulher Pernambucana Sem Documento foi realizado com êxito.

O movimento que aconteceu na Creche Irmã Ódila é um Programa do Governo do Estado de Pernambuco que tem o objetivo de priorizar o desenvolvimento de ações voltadas à garantia dos direitos humanos e a cidadania das mulheres. Essa iniciativa visa a regularização de documentos essenciais para a vida em sociedade de milhares de Pernambucanas.

Campanha Nenhuma Pernambucana sem Documento - 24.11.2017

Mulheres Artesãs e empreendedoras participam de reunião com o SEBRAE em Buíque

Com o objetivo de empoderamento das mulheres da Serrinha, Catimbau, Kapinawá e o grupo de Mulheres Costurando sonhos da Cáritas Paroquial Santana de Buíque,  a Secretaria da Mulher de Buíque reuniu as artesãs em sua sede para que o SEBRAE pudesse através da importante parceria que forma junto ao município para o aperfeiçoamento de produtos.

Com a perspectiva de que bons produtos poderão ser inseridos no mercado, o SEBRAE é um parceiro que dá todo o suporte a Secretaria da Mulher. Essa Rede de Mulheres Empreendedoras formarão cidadãs empoderadas e que buscarão sempre uma melhor qualidade de vida com base na sua própria independência financeira. Diante de questões sociais tão marcantes quanto a violência contra a mulher, a Secretaria da Mulher busca incansavelmente mecanismos de defesa dos direitos e deveres das mulheres prejudicadas por sistemas machistas em nossa sociedade, principalmente no município ao qual atende diretamente as vítimas que sofrem ameaças ou violação desses direitos.

Assim, durante este mês de novembro foi programada algumas ações como esta em que recebeu a visita do SEBRAE no Órgão, bem como a Campanha Nenhuma Mulher Pernambucana Sem Documentos que visa atender pelo menos cem mulheres que precisam do documento de identidade ou certidões.

Campanha Nenhuma Pernambucana sem Documento - 24.11.2017

Reunião da Secretaria da Mulher e SEBRAE com Empreendedoras de Buíque - 17.11.2017

Prefeitura de Buíque participa do Novenário de Nossa Senhora das Graças

Numa momento emocionante, ao som de hinos e orações, A Prefeitura de Buíque na noite dedicada a todos que fazem parte do Governo Municipal, festejaram com a dedicação de toda a Igreja Católica.

Com muita fé o primeiro dia do Novenário de Nossa Senhora das Graças contou com a presença do Chefe do Executivo do município, Vice- Prefeito, Secretários Municipais, Coordenadores e demais lideranças. Juntos participaram da homenagem a Irmã Gertrudes que há 60 anos contribui à irmandade. A celebração da missa é campal, no jardim do Convento das Irmãs, onde fica localizada a Capela de Nossa Senhora das Graças.

Todo ano o Novenário faz homenagens para as famílias tradicionais e Instituições da cidade. Preservando, a fé, o amor e a religiosidade em Buíque. Para trabalhar em prol da população é necessário que os envolvidos nesse processo estejam sempre dispostos e para isso momentos de orações são necessários. Assim sendo, a Prefeitura de Buíque esteve presente na noite dedicada ao Órgão.

O Novenário conta com nove noites festivas e missa celebrada pelo Padre local e Padres convidados, desta vez encerrando no dia 26 de Novembro com a procissão e missa e uma grande quantidade de pessoas que se faz presente nos dias do novenário de Nossa Senhora das Graças.

I noite do Novenário de Nsa. Senhora das Graças - 17.11.2017

Secretários de Governo, Saúde e Educação de Buíque serão homenageados em Recife

A cada trabalho realizado em prol da população buiquense desperta nessa nova gestão do ano 2017 a certeza de que um trabalho sério é feito não só com o compromisso firmado em campanha, mas com a determinação em ver a população usufruindo dos seus maiores direitos na sociedade. E, é com esse sentimento de gratidão, pela oportunidade de estar conduzindo pastas tão importantes para o município que os Secretários de Governo, Saúde e Educação receberam a notícia de que através de uma pesquisa feita pelo Instituto Tiradentes de Minas Gerais, foram eleitos os Secretários mais atuantes de Buíque.

A enquete é realizada por meio de um software chamado SENTIO de forma automática. Ao receber a ligação em casa, os populares responderam a seguinte pergunta: Na sua opinião, qual o Secretário mais atuante de Buíque? Entre 70 e 1500 pessoas responderam trazendo o seguinte resultado: 30% Roberto Modesto (Secretário de Governo), 16% Janice Rodrigues (Secretária de Saúde), 11% Eronildo Lopes (Secretário de Educação) e 43% os demais Secretários juntos.

Por conta desse resultado, os três primeiros colocados receberão uma homenagem durante o 123º Seminário Brasileiro de Prefeitos, Vereadores, Procuradores Jurídicos, Controladores Internos, Secretários e Assessores Municipais que acontecerá no Auditório do Recife Praia Hotel, nos dias 14 e 15 de Dezembro de 2017, na capital do Estado pernambucano. Ainda na ocasião, os Secretários vencedores da enquete receberão Láurea, além da Medalha Alferes Tiradentes de ouro, prata e bronze de acordo com a classificação. Essa enquete de opinião pública é realizada nos Estados da Região Nordeste, por amostragem, via consultas telefônicas aos munícipes, entre os dias 23 de Outubro e 10 de Novembro. Sendo assim, Roberto Modesto, Janice Rodrigues e Eronildo Lopes foram incluídos no rol dos homenageados em sessão solene. Também, receberão medalhas, o Promotor de Justiça do Ministério Público de Pernambuco, Doutor Marco Aurélio Faria da Silva, o Procurador do Município de Recife, Dr. Silvano José Gomes Flumignam e o Advogado Doutor, Mauro Cesar Loureiro Pastick. O evento contará com a participação de diversas autoridades já confirmadas.

A “Medalha Alteres Tiradentes” é conferida apenas aos agentes políticos que obtiveram aprovação na mencionada enquete e que possuam ilibada idoneidade moral e relevantes serviços prestados em prol da comunidade.

Por toda essa jornada, a Prefeitura de Buíque parabeniza os treze Secretários Municipais pelos serviços prestados a população com seriedade, honestidade e respeito ao voto confiado nessa nova gestão, em especial aos vencedores por essa ocasião, aos buiquenses que tiveram a oportunidade de participar diretamente da construção de um novo caminho político e social. E, principalmente ao Chefe do Executivo Municipal Arquimedes Valença por dar o direcionamento diário a cada um de sua equipe, olhando o futuro com competência, honradez e a experiência necessária para que Buíque avance no desenvolvimento e se destaque cada vez mais no cenário político de Pernambuco.

Buiquense é referência no Brasil e lança livro no Museu do Estado em Recife

Em uma noite cheia de glamour e emoção, a psicóloga e escritora Adriana Kortlandt, lança seu mais novo livro “A Casa da Vida”. A história é baseada em fatos reais e relata a biografia da buiquense Maria da Glória do Nascimento Lima, conhecida por todos como Glorinha.

Durante o evento Glorinha exalava emoção a cada livro autografado, ao relembrar sua história e rever seus conterrâneos, era difícil segurar a inquietude. Ao receber Arquimedes Valença, Prefeito de Buíque, a estrela da noite procurou palavras para descrever o tamanho da sua alegria e sentimento em ver o representante de sua cidade presente em um dos momentos mais importantes de sua vida. As lágrimas relataram tudo o que estava sentindo naquele momento.

Mas, ao conhecer a história da vida de Glorinha, todos tiveram a grata satisfação em saber que se tratava de uma pessoa extraordinária. Com uma vida cheia de dificuldades, persistência, força e resiliência foram os alicerces encontrados em sua personalidade marcante para que vencesse os obstáculos com uma enorme lição de superação e otimismo. Pois, foi abandonada na porta da Igreja de Padre Cícero, no Ceará, aos 3 anos de idade. Glorinha foi adotada e viveu diversas experiências difíceis de qualquer pessoa superar. Uma das histórias relatadas nas páginas do livro pela autora foi o fato de Glorinha ter apenas 8 anos de idade ao abrigar a primeira criança que encontrou dentro de um balaio no meio de uma roça, daí por diante nunca mais Glorinha se esquivou da missão e do afeto ao qual lhe pertencia em toda a sua alma.

Ao todo, já passaram pelas mãos dessa mulher determinada mais de 2.500 crianças e adolescentes. Ainda hoje, cerca de 40 vivem com ela em Taguatinga, no Distrito Federal. Em sua fala, na noite de lançamento do seu livro, ela relatou as dificuldades que encontrou em seu caminho, mas também mencionou a sua alegria e amor pela causa, ela acredita que sua vontade de trabalhar é o segredo para não desistir das crianças abandonadas e disse que sua emoção em encontrar o Prefeito da cidade que nasceu lhe trouxe sentimentos profundos, além do desejo de conhecer Buíque e sua história.

Para os buiquenses a noite desta segunda-feira (20), é motivo de orgulho, em saber que uma conterrânea venceu grandes barreiras e está mudando a realidade de tantas crianças se tornando uma referência de generosidade em todo o país.

Secretaria da Mulher de Buíque promoverá Ação Nenhuma Pernambucana Sem Documento no município

No último dia 10 de Novembro a Secretaria da Mulher de Buíque em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Canto Mãe Coruja, recebeu Olga Conceição, representante do Governo do Estado na cidade. Na ocasião, foi informado na rádio Buíque FM que essa visita era muito importante, pois na oportunidade seria lançada a Campanha Nenhuma Pernambucana Sem Documento que acontecerá no próximo dia 24 de Novembro deste ano.

Portanto, as mulheres buiquenses que não possuem Documento de Identidade, Certidão de Nascimento ou Casamento, deverão se dirigir a Creche Irmã Ódila, das 8h às 12h. Para retirar os documentos de identidade é necessário que a mulher leve a Certidão de Nascimento ou Casamento original e xérox, além de duas fotos 3×4.

Já para conseguir a Certidão de Nascimento ou Casamento é necessário que a mulher apresente algum documento que tenha o número do livro e da folha da certidão, tais como: carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Registro de Nascimento ou Casamento antigo.

No entanto para Certidões de outro Estado é preciso que a mulher leve a Xérox do documento junto com a guia preenchida, para o Balcão de Direitos. Seguindo via correios para o Cartório de origem da pessoa atendida, posteriormente quando estiver pronto segue novamente para o Balcão. E, a Secretaria da Mulher encaminha as certidões prontas para a gestora do organismo. Também, para Identidade de outro Estado, se a pessoa atendida pela emissão já tiver um RG de outro estado, aqui em Pernambuco será a primeira via, portanto, só poderá ser atendida em casos de exceção ou sobrar vagas.

O prazo para entrega das Identidades é de até quarenta e cinco dias, após a data da emissão de documentos. O público alvo para emissão de documentos são as mulheres. E, a prioridade para retirada da Carteira de Identidade é a partir da segunda via em diante, visto que a primeira via é retirada gratuitamente no município. Se a demanda não for grande, será liberado para filhos (as) e cônjuges, com prioridade na 2ªvia.