Distritos:


CARNEIRO

Acessando pela PE-270 no sentido Arcoverde/Buíque, a primeira aglomeração encontrada é o Distrito de Carneiro. De casario singelo, um açude e uma capela dedicada à Nossa Senhora da Penha. O cartão postal da vila é uma grande arvore, localizada no centro, um tamboril com mais de um século de existência.

Mas o grande destaque do Distrito é que a partir dele se tem o acesso para Alcobaça, o sítio arqueológico de maior destaque no PARNA Catimbau, e primeira porta de acesso ao parque nacional. Objeto de estudos arqueológicos do departamento de história da Universidade Federal de Pernambuco, o abrigo natural mede cerca de 70 metros de comprimento, 14 de largura no ponto mais amplo e entre 8 a 10 metros de altura. Foram encontrados marcas de ocupação intensa por diferentes grupos proto-históricos que ali deixaram fragmentos de carvão vegetal de fogueiras, enterramentos e registros rupestres com pinturas das tradições nordeste e agreste.

Em relação às brincadeiras populares, entre reisado, bandas de pífanos e samba de coco, ainda é comum a Malhação de Judas, na virada da noite da Sexta-feira da Paixão para o Sábado de Aleluia. Ao cair da tarde, em Barro Preto, comunidade do Distrito de Carneiro, os “Judas” vão se ajuntando no aguardo da merecida punição.

CATIMBAU

Um dos principais acessos ao Parque Nacional do Catimbau, a vila do Catimbau está localizada a 12km da sede, Buíque-PE. Latitude: -8.6 e Longitude: -37.25.

GUANUMBI

Distrito de Buíque. Situado a 18km da sede. Considerada a bacia leiteira da região, a renda local concentra-se principalmente na agropecuária. Está a Latitude: -8.65 e Longitude: -37.0333. As temperaturas são elevadas e as fontes de água no subsolo e escassa. Próximo à Vila passa o Rio Ipanema. Recebe afluente como Mororó, Três Riachos, Cruz de Aranha, entres outros. O relevo situado em terrenos do embasamento cristalino. Existem dois poços na sede com águas de aquífero fissural, vazões da ordem de 1m3/h e águas salinizadas impróprias para consumo.

As paisagens naturais são na maioria gramíneas, por ser um solo que se encontra sal, tornando estes vegetais de boa aceitação para a pecuária. As Principais manifestações populares da Vila são: Festa de São João e a vaquejada tradicional realizada no mês de maio.

 


Povoados


AMARO

O Amaro é um povoado localizado no município de Buíque com Latitude: -8.78333 e Longitude: -37.05. A região possui pouca precipitação pluviométrica, sendo pobre em colúvios. Poços perfurados buscam os aquíferos fissurados com profundidades de ordem de 40m. Geralmente são obtidas nas aluviões do Rio Ipanema que corta toda área do Povoado. Esta região destaca-se pela produção bovina, de leite, ovinos e cerâmicas. No mês de maio é realizado um torneio leiteiro, este reúne os grandes, médios e pequenos fazendeiros da região para disputa.

TANQUE

Localizado a 15 km ao Sudeste da sede. Sua economia é baseada na pecuária e agricultura de subsistência. possui pouco precipitação pluviométrica e pobre em colúvios. Poços perfurados buscam os aquíferos fissurados com profundidades de ordem de 40m. Esta região se destaca pela produção bovina e de leite.

RIACHÃO

Povoado do no município de Buíque-PE. Está localizado há Latitude de: -8.56667 e Longitude: -37.0667.

 


Referência: Governo do Estado de Pernambuco/Secretaria de Planejamento e Gestão Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco. Plano Diretor Participativo do munícipio de Buíque. Documento Técnico, vol. 01, Ed. Techne: engenheiros e consultores, dez/2010.