ecoformação

Secretaria da Mulher participa de Ecoformação em Pesqueira

No último sábado (16), a Secretaria da Mulher de Buíque esteve participando Ecoformação promovida pela Secretaria Estadual da Mulher e a Comissão Permanente de Mulheres Rurais de Pernambuco, realizada na Casa de Sementes Mãe Zenilda, na Aldeia Indígena Xukuru de Orurubá, em Pesqueira, Agreste do estado.  O evento ainda teve a organização do Instituto Diversidade Gênero e Educação – IDGE. Segundo a Secretária Santina Tereza, o encontro serviu de troca de experiências.

“O principal objetivo do encontro foi promover o intercâmbio de experiências entre representantes da Comissão com outras mulheres vinculadas a movimentos sociais do campo e das águas e mulheres indígenas do povo Xukuru, de forma a construir práticas que beneficiem a todas as mulheres”, afirmou.

Segundo os coordenadores do evento, o encontro teve a perspectiva de incentivar práticas agroecológicas e orgânicas que promovem a diversificação da produção para uma alimentação adequada e saudável que respeite a natureza e as culturas e promova a autonomia das mulheres. O encontro foi aberto pelo Cacique Marquinhos Xukuru.

Além das falas das representantes das mulheres de vários municípios, a Ecoformação foi encerrada com uma mística de encerramento com o Toré no terreiro sagrado da Boa Vista com Bella Xukuru, indígenas Pankararú, Kambiwá e Pankará.

Postado emMulher and tagged , , .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.