Saúde promove ações de conscientização dentro do Agosto Lilás em Buíque

A meta da Secretaria de Saúde é promover a qualidade de vida dos usuários buiquenses, bem como, manter o bem-estar de todos. Pensando nisso, o nosso Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Secretaria da Mulher e a Patrulha Maria da Penha (PMP), realizaram um encontro referente ao “Agosto Lilás”, onde intensifica ações de conscientização e combate à violência contra a mulher.

Segundo a Secretária de Saúde, Teófila Valença, essa iniciativa busca evidenciar a discussão sobre um problema alarmante e recorrente em nossa sociedade, levando informação, apoio e esperança às mulheres que sofrem diariamente com qualquer tipo de violência.

Foram ofertadas atividades que promovem um diálogo aberto de um cultivando empatia, respeito e igualdade, com o objetivo de criar uma sociedade mais justa e livre de violência.

O oitavo mês do ano é dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher através da campanha Agosto Lilás, que busca chamar a atenção da sociedade para o tema. A campanha foi criada em referência à Lei Maria da Penha, que em 2023 completou 17 anos, e surgiu para amparar mulheres vítimas de vários tipos de violência como física, sexual, psicológica, moral e patrimonial.

Dados: Em Buíque, nos sete primeiros meses de 2023 já foram registrados 141 casos de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, segundo dados oficiais da Secretaria de Defesa Social – SDS. O mês de maior número de registro foi junho com 28 casos. Em 2022 foram registrados 221 casos de mulheres vítimas da violência doméstica em Buíque.

Postado em Mulher, Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *