Pelo menos 20 produtores e produtoras rurais que integram a Associação da Malhada Branca, no município de Buíque, serão beneficiados com o PAA – Plano de Aquisição de Alimentos, realizado em parceria com o Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Essa semana, a Secretaria de Abastecimento e Agricultura deu início ao cadastramento para o programa em Buíque.
Em Pernambuco, o programa é executado através do IPA, o Instituto de Pesquisas Agronômicas e Buíque foi beneficiado com recursos da ordem de R$ 100 mil para a aquisição de alimentos através do PAA, que beneficiará, inicialmente, 20 famílias.
A lei que retomou o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal foi publicada no Diário Oficial da União do dia 21 de julho passado. De acordo com o texto, sempre que possível, um mínimo de 30% das compras públicas de gêneros alimentícios deverá ser direcionado à aquisição de produtos de agricultores familiares e de suas organizações.
Entidades públicas e hospitais públicos e privados sem fins lucrativos que integram a rede socioassistencial, preferencialmente de atendimento a pessoas idosas e pessoas com deficiência, podem ter as suas demandas de gêneros alimentícios atendidas pela administração pública com produtos do PAA.