Saúde define propostas para os próximos anos em Buíque durante conferência

Com o tema “A defesa do Sistema Único de Saúde para além da pandemia, SUS para todos”, Buíque realizou no último dia 09 a sua 8ª Conferência Municipal de Saúde reunindo usuários e trabalhadores e trabalhadoras da saúde no auditório da Escola Técnica Jornalista Cyl Gallindo. Aberta oficialmente pelo prefeito do município, Arquimedes Valença, que destacou todo o trabalho feito nos últimos anos na área, a conferência foi marcada pela participação e a inovação.

“Herdamos uma saúde caótica, sem estrutura, postos fechados, sem médicos, casa de saúde fechada de cadeado e aos poucos fomos reerguendo a saúde pública em nosso município graças a garra e a determinação de todos que fazem o governo, em especial a equipe da secretaria de Saúde que não mede esforços para fazer o melhor, mesmo em meio as dificuldades. Chegamos nesta conferência com um grande leque de realizações que nos orgulha e aumenta ainda mais nossa responsabilidade”, afirmou o prefeito.

Antes da realização da conferência, a Secretaria de Saúde inovou e promoveu várias pré-conferências nas Unidades Básicas de Saúde, de forma a colher subsídios e propostas de toda a comunidade para a melhoria e o avanço da saúde em Buíque. Esses eventos foram realizados na Vila do Posto 1 e 2, Vila São José 1 e 2, Frei Damião 1 e 2, e nas Unidades Básicas de Saúde do Catimbau, Guanumby, Serrinha, Tanque, Riachão, Carneiro e Amaro.  Também ocorreram na Assistência Ambulatorial e Hospitalar, Vigilância em Saúde, Saúde Mental, Saúde Indígena e Prisional, e instituições prestadoras de serviços, que levaram para plenária final suas propostas

Durante o evento principal, na quinta-feira passada, a temática foi dividida em três eixos temáticos que foram: A importância da regionalização para o Fortalecimento do SUS; Atenção Primária: a saúde começa aqui; e Financiamento atual do SUS.

Participaram da 8ª Conferência Municipal de Saúde, vários delegados representando suas áreas, como a comunidade Quilombolas do Sítio Mundo Novo, os povos Indígenas Kapinawá, cidadãos de suas comunidades escolhidos nas pré-conferências, o presidente da associação dos Agentes de Saúde, de Endemias, Vigilância em Saúde, representantes da Colônia Penal. O evento foi aberto com uma apresentação das quilombolas do Mundo Novo.

Presentes ao evento, além do Prefeito Arquimedes Valença e da Secretária Janice Rodrigues, o vice-Prefeito Túlio Monteiro; Secretária Adjunta de Saúde Cristiane Duarte; Secretária da Mulher, Santina Oliveira; Aldy Regis, Secretário de Agricultura; Sivaldo Oliveira, presidente do Conselho Municipal de Saúde; vereadores Preto Kapinawá, Melque do Catimbau, Aline Araújo, Cidinho, Teófilo, Maria Clara, Elson Francisco, Creusa Couto e Rodrigo da Ótica, além do pastor Jonathan.

Postado em Saúde.