Saúde de Buíque promove capacitação sobre doenças raras e transtornos psiquiátricos

Saúde de Buíque promove capacitação sobre doenças raras e transtornos psiquiátricos

Durante o dia de ontem, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Buíque promoveu mais uma capacitação para os profissionais que integram o quadro da Atenção Básica no município. O evento realizado na Escola Técnica Jornalista Cyl Galindo tratou de temas como as doenças raras e os transtornos psiquiátricos, segundo revela a coordenadora da Secretaria de Saúde, Dra. Soraia de Oliveira.

Um primeiro momento da capacitação tratou do tema “Mucopolissacaridoses”, realizado através do laboratório Biomarin com os ministrantes Leonardo Fink e as enfermeiras Christina Silva e Ana, referência em Doenças Raras.

As Mucopolissacaridoses (MPS) são um grupo de doenças genéticas causadas pela deficiência de enzima lisossômicas essenciais para a degradação dos glicosaminoglicoseanos (GAGs). A degradação incompleta dos GAGs leva ao seu acúmulo progressivo em todos os tecidos do corpo. Diante da falha na produção de enzimas – situação determinada geneticamente –, substâncias chamadas mucopolissacarídeos ou glicosaminoglicanos se acumulam em vários órgãos e sistemas do organismo, levando a problemas nos ossos, articulações, coração, olhos, ouvidos, sistema nervoso central e outros. As doenças desse grupo são progressivas, ou seja, pioram à medida que o tempo passa.

No segundo momento, a Secretaria de Saúde ofertou aos profissionais da Atenção Básica uma orientação sobre Transtornos psiquiátricos e seus manejos através da equipe do CAPS, com as Dra. Lizandry (Coordenadora da Saúde Mental de Buíque) e a psquiatra Dra. Vaubéria Temoteo Macêdo.

Segundo a Organização Pan-America da Saúde; Organização Mundial da Saúde, OMS, no Relatório Mundial sobre a Saúde no Mundo (2001) não sabe-se quantas pessoas não estão recebendo a atenção de que necessitam – uma atenção que está disponível, que pode ser obtida sem um custo elevado. Para que isso aconteça, é preciso capacitação/qualificação aos profissionais que trabalham na saúde mental. Sendo que treinamentos são fundamentais para estimular e aperfeiçoar os conhecimentos, o que possibilita contínua aplicabilidade das intervenções nas demandas da saúde mental.

Sobre o autor

Profissional de Mídia e Assessoria de Imprensa.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *