Reunião debate projetos de abastecimento de água nas comunidades rurais de Buíque

Os projetos de abastecimento de água que deverão beneficiar várias comunidades e a melhoria do abastecimento dos Distrito do Catimbau, Carneiro, Guanumbi e do Amaro, através da FUNASA, foram a pauta de reunião entre o prefeito de Buíque, Arquimedes Valença, com representantes da Fundação Nacional da Saúde – FUNASA, da Companhia Pernambucana de Saneamento e do SISAR (Sistema Integrado de Saneamento Rural).

Durante o encontro, estiveram presentes a presidente da Funasa em Pernambuco, Helena Magalhães Porto Lira; Joene Tenório (engenheira da Funasa); Sergio Murilo Guimarães (Compesa); Regiane dos Santos Silva (presidente do SISAR); Aldy Regis da Silva (Secretário de Abastecimento e Agricultura de Buíque); Alba Lemos, Ana Lira e João Bosco (técnicos da Funasa).

Durante o encontro os representantes do SISAR e da COMPESA se comprometeram fazer parte dessa conjunção de forças e ações para agilizar os projetos de abastecimento de água simplificado nas comunidades rurais de Buíque.

Segundo o prefeito do município, Arquimedes Valença, a “união de forças e conjunção de projetos tem como grande objetivo levar água as comunidades mais distantes e as pessoas que mais precisam garantindo a sustentabilidade hídrica para essas localidades”.

SISAR – O Sistema Integrado de Saneamento Rural foi lançado em Pernambuco em abril deste ano, pelo Governo do Estado, tendo sua primeira unidade instalada a do Sisar Moxotó que irá contemplar os municípios de Arcoverde, Buíque, Custódia, Ibimirim, Itaíba, Manari, Pedra, Sertânia, Tupanatinga e Venturosa.

O objetivo do sistema é ampliar de forma eficiente o acesso ao saneamento rural (abastecimento de água e esgotamento sanitário) a um custo baixo para seus beneficiários. A estimativa é que o Sisar Moxotó atenda a 120 mil pessoas de 622 comunidades e 30 mil imóveis rurais.

Categoria de Artigo: Abastecimento, Agricultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *