Prefeitura suspende feira do gado e determina uso de EPIs no comércio essencial

Dois novos decretos editados pela Prefeitura Municipal e assinados pelo prefeito Arquimedes Valença na quarta-feira, dia 22 de abril, determinam várias medidas com o objetivo de evitar a propagação do novo coronavírus no município. Um trata da suspensão da feira de gado e outro traz determinação sobre o uso de equipamentos de proteção no comércio considerado essencial.

O Decreto Nº 042/2020 determina que fica suspensa no âmbito da municipalidade a tradicional Feira de Gado enquanto durar o período do estado de emergência em saúde causado pelo Covid-19. Segundo o prefeito, o avanço da doença na região exige medidas mais restritivas.

“Temos acompanhado a movimentação da doença nas cidades vizinhas e ela só vem crescendo, com novos casos confirmados. A feira de gado atrai naturalmente criadores de toda a região e isso é um grande fator de disseminação do novo coronavírus, por isso a importância da suspensão deste evento. Sabemos das dificuldades de nossos criadores, mas temos que ter a preservação da vida em primeiro lugar”, afirmou.

No segundo decreto editado, o nº 043/2020  que já está em vigor, a prefeitura determina que “todos os estabelecimentos comerciais e de serviços considerados essenciais especificados no decreto nº 040/2020, deverão determinarem que seus funcionários utilizem equipamentos de proteção individual, a exemplo de máscaras, além da colocação de dispensários de álcool em gel 70% no interior dos estabelecimentos”.

Caberá aos estabelecimentos comerciais e de serviços equiparem seus funcionários e quem descumprir as determinações deste novo decreto poderão ter a licença de funcionamento (alvará) cassada pela municipalidade. “Com essas medidas, vamos reduzir a força da propagação do vírus, proteger funcionários e consumidores, como já comprova a ciência, principalmente quanto ao uso da máscara e do álcool em gel”, concluiu o prefeito.

Postado em Covid-19, Governo, Saúde.