Prefeitura de Buíque apoia projeto da UFRPE na comunidade Quilombolas

Prefeitura de Buíque apoia projeto da UFRPE na comunidade Quilombolas

Quilombo é o nome dado no Brasil aos locais de refúgio dos escravos fugidos de engenhos e fazendas durante o período colonial e imperial. Nesses locais, os escravos passavam a viver em liberdade, criando novas relações sociais. Muitos quilombos existiram no Brasil e centenas deles ainda existem, formando o que hoje é chamado de comunidades quilombolas.

Pernambuco é um Estado que se destaca pela história de resistência à escravidão na formação de quilombos. Dessa forma, em Buíque, no agreste, podemos encontrar a comunidade quilombola do sítio Mundo Novo. Lá vivem famílias que preservam sua identidade cultural na dança, na capoeira, na cantiga e demais formas de destacar a cultura do seu povo.

Por tanta riqueza histórica e cultural, a comunidade recebeu no sábado (11/03), cerca de 30 professores da UFRPE que estão desenvolvendo um projeto na Universidade para a preservação da cultura dos quilombolas. A Prefeitura de Buíque em total apoio aos projetos sociais, foi até o Mundo Novo, através da Secretaria de Educação, para acompanhar de perto todo o trabalho que está sendo feito na comunidade. Foi um momento de interação, com muita música e doações de alimentos, livros e roupas.

O projeto trabalha práticas pedagógicas com oficinas educativas para professores da comunidade e do município que sejam voltadas para crianças, jovens e adultos. Realizando ação sociocultural, resgatando assim, a identidade dos quilombolas através de sua cultura.

Sobre o autor

Comunicóloga, habilitada em Jornalismo

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TAMANHO DE FONTE
CONTRASTE
Share via
Copy link
Powered by Social Snap