Prefeito assina ordem de serviço para obras da nova sede da Secretaria da Mulher

Após entregar a Patrulha Maria da Penha Municipal e abrir o Escritório de Defesa da Mulher este ano, o prefeito de Buíque, Arquimedes Valença, dá outro grande passo na luta em defesa das mulheres na manhã desta terça-feira, dia 09 de novembro. Vai assinar a ordem de serviço para as obras de reforma e instalação da sede oficial da Secretaria da Mulher, uma das poucas existentes na região.

A solenidade de assinatura será na sede da Secretaria da Mulher, que funciona atualmente em imóvel locado, às 10h, com as presenças de autoridades, secretários, vereadores, lideranças e da população respeitando os limites definidos nos protocolos de saúde devido a pandemia. Para isso, a prefeitura vai investir mais de R$ 110 mil na reforma do prédio da antiga Delegacia Municipal, localizada ao lado da Biblioteca Graciliano Ramos.

“Estamos dando mais um passo no sentido de fortalecer a luta em defesa das mulheres em nosso município. Criamos a secretaria ainda no governo passado, em 2017; implantamos o Conselho Municipal das Mulheres, a Câmara Técnica de Enfrentamento a violência, centro de referência, patrulha Maria da Penha, escritório de defesa da mulher e agora, com a nova sede vamos fortalecer ainda mais todos essex equipamentos e meios de combater a violência contra a mulher. Estamos felizes por podermos estar presente junto às pessoas, melhorando a sua qualidade de vida”, afirmou o prefeito Arquimedes Valença.

Criada em 27 de abril de 2017, através da Lei nº 366/2017, a Secretaria da Mulher de Buíque foi a primeira a ser implantada na região. Comandada por Santina Oliveira, a pasta tem o objetivo de articular, formular, coordenar e monitorar políticas públicas para mulheres em situação de vulnerabilidade social, promovendo os direitos das mulheres no município de Buíque.

Além da própria Secretaria, o atual prefeito foi responsável de montar uma estrutura de proteção a mulher que segue os passos do Estado. No mesmo ano de 2017 criou a Rede de Mulheres Empreendedoras de Buíque. Um ano depois, em outubro de 2018, cria o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Buíque (Lei n° 396/2018). No ano seguinte, em janeiro de 2019 (Decreto n° 005), é criada a Câmara Técnica de Enfrentamento da Violência de Gênero Contra a Mulher de Buíque. Em fevereiro de 2020, é a vez da criação do Centro de Referência de Atendimento a Mulher em Situação de Violência (Decreto n° 016/2020).

Já o ano de 2021 foi reservado para a criação da Patrulha Municipal Maria da Penha, com veículos, guardas municipais treinados e equipamentos de proteção; e do Escritório de Defesa da Mulher – EDM, implantado há poucos dias, em 21 de outubro. A nova sede da Secretaria da Mulher de Buíque vai poder ofertar e operar todos esses instrumentos disponíveis na luta em defesa da mulher buiquense.  

Postado em Mulher.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.