Assinada ordem de serviço para obras da nova sede da Secretaria da Mulher

Na manhã desta terça-feira (09), o prefeito de Buíque, Arquimedes Valença, assinou a Ordem de Serviço para as obras de reforma e instalação da sede oficial da Secretaria da Mulher. A assinatura foi feita em solenidade na sede atual da secretaria, juntamente com o vice-prefeito Túlio Monteiro, os vereadores Elson Francisco, Rodrigo da Ótica, Melque do Catimbau, Cidinho, Creusa Couto, Aline Araújo e Felinho da Serrinha, presidente da Câmara.

Presentes também os secretários Roberto Modesto (Governo), Telma Valença (Finanças), Esildo Barros (Turismo), Lourenço Camelo (Obras), Jéssica Cavalcanti (Chefe de Gabinete), lideranças e populares. Em seu discurso o prefeito destacou ser esse mais um grande passo na luta em defesa das mulheres.

“Estamos dando hoje mais um importante passo no fortalecimento das ações em defesa das mulheres buiquenses. A nova sede, totalmente estruturada para receber todos os equipamentos e órgãos de planejamento da política de enfrentamento à violência contra a mulher, chega em um momento que acabamos de entregar a Patrulha Maria da Penha e o escritório de defesa da mulher. Ficamos felizes por fortalecer essa luta”, afirmou.

A prefeitura vai investir mais de R$ 104 mil na reforma do prédio da antiga Delegacia Municipal, localizada ao lado da Biblioteca Graciliano Ramos. Criada em 27 de abril de 2017, através da Lei nº 366/2017, a Secretaria da Mulher de Buíque foi a primeira a ser implantada na região. Comandada por Santina Oliveira, a pasta tem o objetivo de articular, formular, coordenar e monitorar políticas públicas para mulheres em situação de vulnerabilidade social, promovendo os direitos das mulheres no município de Buíque. Ela destacou a luta para construir uma política municipal de defesa da mulher.

“Desde o início tivemos todo o apoio do prefeito para construir o que podemos chamar de uma Secretaria da Mulher mais bem estruturada do interior do Estado. Temos hoje vários órgãos, instrumentos e uma estrutura pronta para atender e defender a mulher buiquense. Hoje estamos ainda mais realizada com a autorização da reforma e instalação da nova sede da secretaria, uma sede própria. Vamos trabalhar ainda mais em defesa das mulheres e para que essa luta e trabalho siga em frente nos próximos anos”, afirmou.

Além da própria Secretaria, o atual prefeito foi responsável de montar uma estrutura de proteção a mulher que segue os passos do Estado. No mesmo ano de 2017 criou a Rede de Mulheres Empreendedoras de Buíque. Um ano depois, em outubro de 2018, cria o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Buíque (Lei n° 396/2018). No ano seguinte, em janeiro de 2019 (Decreto n° 005), é criada a Câmara Técnica de Enfrentamento da Violência de Gênero Contra a Mulher de Buíque. Em fevereiro de 2020, é a vez da criação do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Decreto n° 016/2020).

Já o ano de 2021 foi reservado para a criação da Patrulha Municipal Maria da Penha, com veículos, guardas municipais treinados e equipamentos de proteção; e do Escritório de Defesa da Mulher – EDM, implantado há poucos dias, em parceria com alunos da Universidade de Pernambuco que dão apoio jurídico. A nova sede da Secretaria da Mulher de Buíque vai poder ofertar e operar todos esses instrumentos disponíveis na luta em defesa da mulher buiquense.

Postado em Mulher.