Capacitação atrai motoristas que pretendem atuar no transporte escolar

Aberta pelo prefeito Arquimedes Valença e a Secretária de Educação, Marilan Belisário, a capacitação direcionada aos proprietários de veículos que atuam ou querem atuar no transporte escolar de Buíque, atraiu vários profissionais que pretendem atender a rede municipal de ensino. O evento, realizado no Salão de Reuniões teve por objetivo orientar esses trabalhadores para participar dos processos licitatórios do transporte escolar e se regularizar. O prefeito destacou a importância do transporte para os alunos.

“Nos últimos anos buscamos garantir o transporte escolar para todos os nossos alunos, investindo na melhoria dos veículos, na ampliação das rotas e agora, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado, estamos implantando um sistema moderno de monitoramento de forma a buscar mais racionalidade nos custos e melhor eficiência no transporte de nossos alunos. Com isso, abrimos a oportunidade para os microempreendedores participarem desse processo”, ressaltou.

O evento foi uma parceria da Prefeitura de Buíque, através da Secretaria de Educação, com o Tribunal de Contas do Estado e o SEBRAE. O principal objetivo foi orientar sobre o processo de formalização enquanto microempreendedores individuais (MEI) e também capacitá-los para participarem de licitações públicas.

Marilan Belisário destacou os esforços feitos pela secretaria de Educação para garantir um transporte seguro e que contemple o máximo de localidades, atendendo toda a rede municipal de ensino e os alunos matriculados tanto nas escolas urbanas, como nas rurais.

O auditor de Controle Externo do TCE-PE, Daniel Meneses Cury detalhou as mudanças do transporte escolar que estão sendo implementadas com o novo sistema batizado de Transcolar. Também presentes os consultores do Sebrae Elton Santos e Erandi Francisco; e a analista Ana Paula Santos, do SEBRAE Garanhuns, que trouxeram informações sobre a questão do MEI (Microempreendedor Individual). O Secretário Aldy Regis, que responde pela Sala do Empreendedor, também falou sobre a formalização dos motoristas informais.

Tanto o Sebrae, quanto a Sala do Empreendedor que funciona atualmente na Secretaria Municipal de Agricultura, também irá ofertar uma consultoria aos motoristas interessados para que estes tenham um acompanhamento após as capacitações, no tocante à abertura de processos licitatórios.

Postado em Educação, Transporte Escolar.