Buíque promove Fórum Municipal do Cidade Pacífica

Na última sexta-feira (1), Buíque realizou o Fórum Municipal de Educação Cidade Pacífica “Caminhos para um futuro seguro: iniciativas inovadoras de prevenção à violência”, reunindo educadores, alunos, pais, gestores e coordenadores escolares, psicólogos e psicopedagogos, tendo como parceiros a ING Amigos do Bem, Guarda Municipal e representantes religiosos. O evento foi aberto pelo prefeito do município Arquimedes Valença e contou ainda com a presença do vice-prefeito Túlio Monteiro.

Segundo a Secretária de Educação Rafaella Soares, o objetivo do Projeto Cidade Pacífica é fomentar as ações dos gestores municipais no planejamento da prevenção de ocorrência da criminalidade, especialmente quanto àquelas infrações como crimes de proximidade, junto às instituições governamentais e não governamentais.

Após a fala de abertura do prefeito e vice-prefeito, a programação do Fórum teve a apresentação da proposta do projeto Cidade Pacífica, os objetivos e metas estabelecidas para o município de Buíque e as experiências exitosas alcançadas durante o projeto.

O projeto Cidade Pacífica foi criado em 2018 pelo Ministério Público de Pernambuco com o objetivo de promover ações de combate à violência nos municípios pernambucanos em nove eixos: guarda municipal, iluminação pública, segurança nos estabelecimentos comerciais/bancários, proteção integrada nas escolas, empresas solidárias, transporte pacificados e pacificação de bares e similares.

O prefeito do município fez questão de destacar a adesão do município ao projeto em maio deste ano, ressaltando a necessidade da união de esforços do Estado, Municípios e sociedade para enfrentar a violência nas cidades e construir uma sensação de segurança maior para os cidadãos e cidadãs. “Assumimos o compromisso de fortalecer um trabalho que já vinha sendo feito há dois anos em nosso município visando reduzir os índices de criminalidade em nossa comunidade. É um trabalho permanente e que precisa de todos”, finaliza

Postado em Sem categoria.