Buíque inicia imunização de idosos com 70 anos a mais e anuncia dia D de vacinação

Buíque inicia imunização de idosos com 70 anos a mais e anuncia dia D de vacinação

A Prefeitura de Buíque, através da Secretaria de Saúde, iniciou nesta segunda-feira (22) a vacinação contra a Covid-19 dos idosos com 70 anos a mais em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. Somente no primeiro dia da campanha, 184 idosos já foram imunizados contra o novo coronavírus. Em todas as unidades, a procura pela vacina foi constante o que levou a Secretaria de Saúde a programar o Dia D de vacinação para esta quarta-feira (24).

Segundo a Coordenadora do Programa Nacional de Imunização no município, a enfermeira Michelle Novaes, todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade, distritos e zona rural vão funcionar das 08h às 17h para tentar cobrir todo o universo de pessoas dessa faixa etária. Buíque recebeu quase mil doses da CoronaVac/Bitantan para imunizar esses idosos. Toldos serão montados na frente da UBS para agilizar o trabalho de vacinação e evitar aglomerações nas unidades de saúde.

Ela recomenda aos idosos e responsáveis por eles, que procurem desde já o Agente Comunitário de Saúde de sua área para agendar a vacinação e siga as recomendações, indo apenas na hora definida e sempre de máscara de proteção.

Para facilitar o trabalho e concentrar os esforços na campanha de vacinação, a Secretaria de Saúde definiu que entre os dias 23 e 31 de março alguns serviços das UBS serão suspensos e outros fortalecidos. Exames de lâmina, puericultura, grupos de hipertensos e outras atividades coletivas serão suspensas nesse período. As demandas espontâneas que precisam de atendimento urgente permanecem ativas. Serão mantidos e priorizados o atendimento de casos de Covid-19, testagem, acompanhamento de pacientes com problemas respiratórios, síndromes gripais, entre outros ligados a pandemia.

Segundo Michelle Novaes, o objetivo é concentrar esforços para imunizar o mais rápido possível esses idosos, para isso, além das tendas que funcionarão no estilo drive thru, existirão também equipes volantes. Os idosos acamados e com dificuldades de locomoção serão imunizados em suas próprias residências.

“Todos os trabalhadores da saúde que atuam nas UBS, a exceção dos médicos que estarão dentro das unidades recebendo os pacientes de urgência e sintomáticos para a Covid-19, serão focados na vacinação dos idosos de 70 anos de idade a mais. Já temos previsão da chegada de mais vacina para imunizar as pessoas com mais de 65 anos e nosso esforço é fechar esse grupo atual antes de iniciamos um novo”, afirmou.

Sobre o autor

Profissional de Mídia e Assessoria de Imprensa.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TAMANHO DE FONTE
CONTRASTE
Share via
Copy link
Powered by Social Snap