Saúde debate ações contra a pandemia com comerciantes e vereadores

Na manhã desta segunda-feira (22), as ações de combate a pandemia da Covid-19 em Buíque foram temas de debate entre integrantes da Prefeitura, através da Secretaria de Saúde e da Procuradoria Municipal, comerciantes e vereadores no plenário da Câmara Municipal. Coordenada pela Secretária Janice Rodrigues e a Procuradora Dra. Anna Almeida, a equipe do governo detalhou todas as medidas tomadas, as ações de enfrentamento ao novo coronavírus e a campanha de vacinação.

Os empresários pediram mais flexibilizações de alguns setores, maior fiscalização e mudanças no decreto que restringiu as atividades econômicas. Sobre o decreto, o Secretário de Governo, representado o prefeito Arquimedes Valença, e a Procuradora Municipal, Roberto Modesto e Dra. Anna Almeida, demonstraram que o mesmo está em consonância com as decisões do Governo do Estado e não pode ser alterado, mas ficou de  verificar algumas etapas para melhor se ajustar a realidade do município.

Sobre o enfrentamento da doença, a secretária Janice Rodrigues esclareceu todas as ações que vem sendo realizadas pela prefeitura ao longo de 2020, e agora em 2021, e destacou que o momento é grave, dando exemplo de pessoas que já tiveram que ficar na fila à espera de UTI e lembrando que 27 pessoas já morreram devido a doença no município. Sobre as fiscalizações de supermercados, lotéricas e bancos que vem promovendo aglomerações a pasta prometeu reforçar o trabalho. Janice reforçou a parceria que sempre existiu entre o Governo e os comerciantes, pedindo apoio ao trabalho de conscientização da população para a gravidade da situação.

“Sabemos que o momento é difícil para todos, que muitos dependem de seus negócios para sobreviver, pagar seus funcionários, mas a hora é grave; a situação nos hospitais está além do limite e ou paramos para reduzir o crescimento dos casos ou teremos que contar mais perdas de vidas. Precisamos da união de todos, sempre fomos parceiros. O que a saúde poder ajudar as empresas, os comerciantes, seja com material para prevenção ou orientações, vamos estar a inteira disposição”, afirmou Janice Rodrigues.

As coordenadoras de Epidemiologia e do Programa de Imunização, Keila Tavares e Michelle Novaes, também explanaram sobre a situação da Covid-19 no município, as áreas mais afetadas e com maior número de pessoas infectadas, as ações de monitoramento e de enfrentamento à doença e também sobre a campanha de vacinação, que já imunizou 2.940 pessoas entre trabalhadores de saúde, idosos e indígenas com a primeira dose e outras 1.422 pessoas já receberam a segunda dose da vacina.

Michelle Novaes ressaltou ainda que nesta semana estará sendo vacinado todo o grupo de idosos dos 70 a 74 anos, e pediu a colaboração de todos no sentido de informar as pessoas dessa faixa etária à procurarem os agentes de saúde para agendar sua vacina. A secretaria de Saúde está programando um dia D para imunizar o maior e mais rápido possível os mais de 900 idosos que fazem parte desse grupo.

Postado em Saúde.