Ação em Guanumby

Secretarias Municipais em parceria com o SENAR e Sindicato Patronal Rural promove grande ação em Guanumbi

Em dias intensos do mês de agosto, as Secretarias de Saúde, Mulher, Assistência Social, Educação e Agricultura estiveram presentes em uma ação integrada voltada a saúde do homem e da mulher do campo. Através de uma parceria entre o SENAR Pernambuco, Prefeitura de Buíque e Sindicato Patronal Rural é que foi possível o planejamento e execução de uma das maiores ações voltadas para o distrito de Guanumbi.

Entre reuniões e visitas técnicas o planejamento foi dando lugar ao trabalho intenso das Secretarias, SENAR e Sindicato Patronal. Nesse evento realizado no dia 03 de setembro, das 8 às 17hs, na Escola Anália Simões e no Posto de Saúde. Homens e mulheres puderam ter atendimentos preventivos de câncer de próstata e mama, com consulta ao urologista com oferta de exames como o PSA, além de coleta de exame Papanicolau e mamografias, consulta médica com clínico geral, atendimento odontológico, realização de testes rápidos, vacinação, aferição de pressão e glicemia, palestras com temas da saúde. As demais Secretarias prepararam palestras com temáticas voltadas para suas áreas afins, em total sintonia com os esclarecimentos que a população rural precisa.

Os pacientes que foram cadastrados pelos agentes de saúde e realizaram seus exames preventivos receberam kits. Ainda no evento os agricultores tiveram atendimento do Banco do Nordeste e Oficina com o Sebrae, como também palestras sobre as certificações das queijarias. Na Assistência Social foi possível participar de uma roda de conversa do Creas com orientações do CRAS, atualização do Cadastro Único e DPC Idoso e confecção da carteira do idoso. No Pátio da escola foi montada uma área de recreação com animação de pernas de pau, cama-elástica e distribuição gratuita de pipoca e algodão doce para as crianças.

Já área da Mulher foi realizada palestra sobre a Lei Maria da Penha e sua Aplicabilidade e o Reconhecimento dos Quilombolas, na Educação houve uma Busca Ativa, nenhum aluno fora da escola.

Pela trajetória certamente esse dia é proveitoso para milhares de pessoas que não precisam se deslocar até a cidade para conseguir uma das ações ofertadas. O Senar e o Sindicato patronal acompanham de perto a necessidade do homem do campo e a Prefeitura de Buíque realiza grandes ações em busca de melhorar a qualidade de vida dos agricultores.

PROGRAMA SAÚDE DO HOMEM E DA MULHER - 03.09.2018

Publicado em Agricultura, Assistência Social, Educação, Mulher, Saúde e etiquetado como , , , , , , , , , .