Secretaria de Saúde de Buíque reabre UBS do Bairro Frei Damião

Secretaria de Saúde de Buíque reabre UBS do Bairro Frei Damião

Na manhã desta segunda-feira (16), a Prefeitura de Buíque, através da Secretaria de Saúde, reabriu a UBS do Bairro Frei Damião. A população aguardava com ansiedade por este grande momento, pois a unidade contará com a equipe de saúde em melhores condições de trabalho e atendimento.

Desde o início desta gestão, a Prefeitura de Buíque, vem se destacando pelo fazer acontecer, em especial na área da saúde que encontrou imensas dificuldades estruturais no município.  Através de médicos, enfermeiras, técnicos de enfermagem, agentes de saúde e serviços gerais, a população terá a sua dignidade e atendimento garantidos. Para ter mais acesso foi necessário um mapeamento da área que constatou a necessidade de aumentar as equipes na sede e agora aguarda a autorização do Ministério da Saúde. Já na zona rural, a necessidade maior é de acessibilidade por conta da distância e territorialidade, porém o quantitativo de equipes supre as necessidades das regiões.

Segundo a Secretaria de Saúde de Buíque, duas equipes farão o atendimento que terá uma organização com relação aos horários que atuarão.  A comunidade do bairro Frei Damião receberá os serviços de consultas médicas e de enfermagem, visitas domiciliares dos agentes comunitários de saúde, atendimento de fisioterapia, nutricionista e educador físico através do NASF e realização de exames de citologia colhidos na unidade.  Além dos testes rápidos de HIV, Hepatites B e C, Sífilis e consultas para pré-natal, puericultura, hipertensos, diabéticos, adolescentes, gestantes de riscos e acamados.  Ainda, encontrarão vacinação e durante campanhas nacionais serão possíveis parcerias para exames específicos como a mamografia no outubro rosa.

Para que o usuário seja atendido na unidade é necessário realizar o cadastro através da visita do agente de saúde e a partir daí ter o registro na unidade da comunidade e usufruir dos benefícios ofertados. Para que tudo isso seja possível, a Secretaria de Saúde conta com parcerias do Ministério da Saúde, Ministério Público, Secretarias Municipais, CREAS, CRAS e Conselho Tutelar. De acordo com a Coordenadora da Atenção Básica no município, Soraia Oliveira, “É através do acompanhamento mensal com um olhar aprimorado que a Secretaria consegue cuidar e orientar a população da forma que ela merece”.

O evento contou com a presença do Executivo, Legislativo, autoridades, lideranças, equipes de saúde e toda a comunidade. Para a Secretária de Saúde, Janice Rodrigues, “Cada conquista é um sonho realizado, pois a saúde trabalha com o objetivo de melhorar a vida das pessoas e temos essa satisfação de fazer acontecer, de cuidar das comunidades”.

Sobre o autor

Comunicóloga, habilitada em Jornalismo

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TAMANHO DE FONTE
CONTRASTE
Share via
Copy link
Powered by Social Snap