Considerando o que determina normas técnicas do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Buíque adota a nova estratégia para vacinação contra covid-19 em 2024.
A estratégia objetiva a incorporação das vacinas COVID-19 no Calendário Nacional de Vacinação Infantil, para crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, a partir de 01 de janeiro desse ano.
Até novembro de 2023 no Brasil, cerca de 6,2 milhões de doses foram administradas na população pediátrica, incluindo crianças entre 6 meses e menores de 5 anos de idade, possibilitando a avaliação sobre a segurança e os benefícios da vacinação contra a covid-19. A justificativa da vacinação foi pelos casos de óbitos por covid-19 em crianças.
Considerando a incidência e mortalidade por covid-19 em crianças; a incidência e mortalidade por SIM-P; e que as vacinas COVID-19 são seguras e efetivas em crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade; e considerando ainda que as vacinas COVID-19 para crianças estão licenciadas no Brasil e incorporadas ao Sistema Único de Saúde, o Programa Nacional de Imunizações inclui a vacinação contra COVID-19 no Calendário Nacional de Vacinação para crianças entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade, com cobertura de 90%.
Considerando ainda o que preconiza o Ministério da Saúde em otimizar as ações de imunização em nosso município, as coordenações municipais do PNI e Atenção Básica, participaram de uma Reunião Extraordinária no último dia 12 de janeiro, na Sede da VI GERES, com o objetivo de aprimorar os conhecimentos da nova estratégia e assim, passar todas as informações aos profissionais da saúde durante um encontro realizado nesta terça-feira(17).
Buíque sai na frente na adoção de estratégia e ferramentas tecnológicas como o SIES para conter qualquer avanço do vírus da Covid-19. Por tudo isso, o município vem se destacando no cenário regional da saúde.