Saúde promove vacinação de cães e gatos na zona rural de Buíque

A Prefeitura de Buíque, através da Secretaria de Saúde, inicia nesta quinta-feira (14) a Campanha Canina e Felina Antirrábica 2021 com o tema “Não deixe seu Melhor amigo com raiva” e o primeiro público alvo são os cães e gatos existentes na zona rural do município.

O primeiro local a receber a equipe para a campanha de vacinação é o Distrito do Catimbau. Na comunidade será instalado um Ponto de Vacinação Temporário na Praça Central para atender os proprietários dos felinos e caninos das 08h às 13h.

Segundo o Setor de Endemias e Zoonoses da Secretaria de Saúde, a campanha vai atender os sítios mais próximos dos distritos e povoados. Serão montados pontos de apoio no Catimbau, São Domingos, Carneiro, Riachão, Tanque, Amaro e área indígena. A campanha também vai fazer a cobertura nos Sítios como Serrinha, Charco e Gravatá, atendo toda a região.

A meta do setor de Endemias é garantir a cobertura vacinal de toda a população de cães e gatos nos distritos e povoados e pede aos donos dos pets que levam o Cartão de Vacina dos seus animais. O objetivo da campanha é manter o controle da raiva.

Devem ser imunizados cães e gatos a partir de três meses, gestantes ou não. Para a vacinação, recomenda-se levar os cachorros com guia ou coleira e, de preferência, por adultos. Os bichanos, em gaiolas ou caixas de transporte.

Depois de vacinados, os animais não devem ser submetidos a esforços físicos e devem ser mantidos em casa, na sombra, com água e alimentação disponíveis.

A raiva é uma doença causada por um vírus que infecta mamíferos como cães, gatos, bois, cavalos, porcos, morcegos e também o homem. A doença é transmitida principalmente pela mordedura e também por arranhões, unhadas ou lambidas de animais doentes.

Categoria de Artigo: Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *