A Secretaria de Saúde emitiu nota lamentando a divulgação de notícias falsas – Fakes News, compartilhadas em redes sociais distorcendo fatos e ações desenvolvidas pela pasta no combate ao novo coronavírus. A pasta esclarece que o fato é crime e que as responsabilidades serão apuradas.
Postagens com textos mal elaborados, cheios de absurdos e questionando a idoneidade de gestores, fabricadas com o mero intuito de provocar pânico social e prejudicar o trabalho de dezenas de profissionais de saúde que estão na linha de frente salvando vidas.
Confira a nota:
Enquanto profissionais de saúde estão na linha de frente na luta pela vida, pessoas alardeiam em redes sociais mentiras e notícias falsas (FAKES NEWS) com o único objetivo de promover tumulto e pânico social, cometendo crimes previstos em lei e demonstrando a falta de solidariedade humana com as famílias que sofrem com o Covid-19.
A Notícia veiculada hoje em grupos de whatsapp é o exemplo de uma FAKE NEWS que renderá consequências para quem as promoveu ou compartilhou.
Sem prejuízo de responsabilidades civis, administrativas, podem ser responsabilizados criminalmente tanto quem divulga como quem compartilha a notícia falsa sem checar a fonte. Lamentamos que no momento em que lutamos para salvar vidas, pessoas e grupos políticos se ocupem de procurar provocar o pânico social.
A Secretaria de Saúde de Buíque segue trabalhando com seriedade, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde, com profissionais que se dedicam diariamente na luta para salvar vidas, em todas as frentes de ação, inclusive na justiça para combater a mentira e punir os responsáveis.
A VERDADE SEMPRE PREVALECERÁ
Secretaria de Saúde
Prefeitura Municipal de Buíque