Saúde de Buíque leva ações aos quatros cantos do município

Com o lema de aproximar os serviços de saúde do povo, cada vez mais, o prefeito Arquimedes Valença acompanha de perto as ações que vem sendo desenvolvidas pela Secretaria de Saúde em diversos pontos do município, que vão desde a vacinação contra o sarampo, HPV, combate as verminoses em comunidades urbanas e rurais e a campanha do Novembro Azul, que visa conscientizar o público masculino para cuidar de sua saúde.

Dentro das comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra, agentes de saúde e profissionais realizaram atendimentos dentro da Campanha do Novembro Azul na comunidade quilombola do Mundo Novo, com vacinação contra o sarampo, consultas e orientações de saúde. Foi um dia marcado por atividades culturais, artísticas e que a Saúde aproveitou para levar atendimento e cuidados aquela comunidade.

Já no povoado do Amaro, uma ação diferenciada foi realizada para a população local. Além da palestra sobre câncer de próstata e tuberculose, a equipe de saúde daquela unidade realizou algo mais impactante, algo que despertasse o interesse dos homens em se cuidarem. Todos puderam assistir a uma enquete teatral na qual foi demonstrado para o povo a importância de ter uma atenção maior à saúde e o que acontece com quem não se cuida.

E as ações do Novembro Azul também chegaram ao Bairro Frei Damião a onde, com apoio da pastoral da criança, foram apresentados temas, como: IST’s e Tuberculose, além da realização de testes rápidos. Paralelo as atividades internas na UBS, agentes de saúde realizaram uma “ação extra muro” para vacinas de tríplice viral adulto, visitando os moradores em suas casas. Também na UBSF Frei Damião 2 foi realizada palestra sobre alimentação saudável para crianças e gestantes.

A secretaria de Saúde também avança com a vacinação contra o HPV nas escolas do município. Ação que nos últimos dias chegou a Escola Antônio de Barros Sampaio, no Catimbau. As escolas, como a Vigário João Inácio, também vem sendo alvo do trabalho de triagem oftalmológica com o objetivo de detectar crianças com problemas visuais. Os casos alterados são encaminhados para exames mais aprofundados.

Outro local que recebeu a visita das equipes de saúde da prefeitura de Buíque foi o Sítio Mora. Com auxílio do Recepcionista José Silvano foram disponibilizados teste de HGT e Aferição de Pressão realizados no horário noturno. A ação ainda contou com palestra com informações sobre Câncer de próstata, Os males que as bebidas alcoólicas causam,  Cuidado e prevenção de Hipertensão e Diabetes, e Doenças Sexualmente Transmissíveis.

“Ficamos felizes por conseguirmos levar atendimento de saúde a todas as comunidades, muitas vezes de forma paralela, com campanhas e ações pontuais que só vêm a elevar a qualidade de vida de nosso povo. Em breve, essa mesma saúde que hoje atua de forma competente, graças ao trabalho de uma equipe unida e organizada, desde a secretária até os agentes de saúde, vai ter o reforço da nova Casa de Saúde Senador Antônio Farias que está sendo totalmente reconstruída. É com trabalho que estamos fazendo a diferença na vida das pessoas.”, afirmou o prefeito Arquimedes Valença.

Publicado em Saúde e etiquetado como , , .