Pelo menos oito famílias do Sítio Queimada da Onças, zona rural de Buíque, em breve vão poder morar com dignidade e livres da ameaça da doença de chagas. É que a prefeitura, através da Secretaria de Obras, está construindo novas unidades habitacionais para o controle da doença naquela região. Cinco casas já estão sendo erguidas na comunidade.
De acordo com o prefeito Arquimedes Valença, apesar das dificuldades impostas pela pandemia, as obras continuam sendo realizadas. Segundo ele, o projeto visa controlar o vetor da doença de Chagas e, no caso da Queimada da Onça, passa pela reconstrução das casas dessas oito famílias. O projeto está orçado em mais de R$ 397 mil.
“Sempre tivemos um olhar para o homem e a mulher da zona rural. Com esse projeto estamos reconstruindo as moradias já que a estrutura das habitações não suportava as melhorias necessárias. Paralelo a isso, as obras serão reforçadas por meio de ações de caráter educativo, desenvolvidas simultaneamente junto às comunidades beneficiadas”, afirmou.
O Programa de Melhorias Habitacionais para o Controle da Doença de Chagas (MHCDCh) fomenta a execução dessas obras com o objetivo de enfrentar uma endemia do continente americanos que tem como transmissor o inseto popularmente conhecido como ‘barbeiro’ (hematófago Triatomíneo).
Para os moradores beneficiados, como D. Cícera Antônia, Maria Rosineide, Maria Lima e os populares Damião e José Isidório, as novas casas serão “uma benção, uma felicidade” e vão trazer mais dignidade para cada um morador.
Além das obras de construção de casas populares na Queimada da Onça, a Prefeitura de Buíque também vem trabalhando na construção de calçamentos na cidade e distritos, Construção de uma unidade de saúde básica no distrito do Carneiro, além de convênios realizados com o Sebrae beneficiando os trabalhadores e trabalhadoras rurais.