Prefeitura promove treinamento e entrega de EPIs a coveiros

Os trabalhadores que atuam nos cemitérios de Buíque receberam na quarta-feira (22), uma capacitação para saber como agir diante do funeral de vítimas identificadas ou suspeitas do novo coronavírus. O treinamento foi realizado pela Prefeitura do Município, através da Secretaria de Saúde, onde foram repassadas todas as normatizações dos óbitos suspeitos e confirmados para COVID-19, além da entrega de EPIs a todos os profissionais.

Segundo a secretária de Saúde, Janice Rodrigues, os coveiros também receberam as recomendações de como é feito o processo de paramentação e desparamentação dos equipamentos de proteção individual (EPIs) desses profissionais. A vestimenta e retirada deles após antes e após o trabalho, respectivamente.

“Como a doença é transmitida por contato, é fundamental que os profissionais estejam protegidos da exposição a sangue e fluidos corporais infectados. Para garantir proteção deve-se utilizar equipamentos de Proteção Individual (EPIs) que estão sendo disponibilizados pela prefeitura”, afirmou.

Os EPIs recomendados para toda equipe que maneja os corpos das vítimas nessa etapa, são: Gorro; óculos de proteção ou protetor facial; macacão; máscara cirúrgica, N95, PFF2 ou equivalente; luvas nitrílicas e botas impermeáveis.

O treinamento faz parte das ações e dos protocolos desenvolvidos para o enfrentamento contra o novo coronavírus. Durante o treinamento foram entregues os EPIs necessários para proteção dos coveiros durante o manuseio dos corpos durante os funerais e álcool em Gel 70%.

Postado em Covid-19, Saúde.