Prefeitura promove recuperação da área do antigo lixão do Catimbau

A Secretaria de Meio Ambiente de Buíque deu início na semana passada ao processo de recuperação da área degradada do antigo lixão no acesso ao Parque Nacional do Catimbau, com o plantio de centenas de mudas de árvores e plantas de vários tipos. Segundo o prefeito Arquimedes Valença, essa ação vai levar mais qualidade de vida ao local e embelezar o caminho dos turistas e visitantes do parque.

“Essa ação de recuperação daquele terreno que por anos serviu de lixão, agredindo o meio ambiente e um dos principais atrativos turísticos do município, foi intensificada este ano pela Secretaria de Meio Ambiente e de Obras que promoveram a limpeza de toda a área e agora entra na fase de arborização. Em breve teremos a margem da estrada com um belo visual graças a esse trabalho”, afirmou.

O local que por vários anos tinha como cenário lixo de toda a ordem vai ganhar o plantio de 850 mudas das mais variadas plantas como ipês roxo, amarelo, branco; aroeira, pau ferro, sibipiruna, entre outras, como revela o engenheiro florestal Marcílio Luna, responsável técnico pelo projeto de recuperação do terreno do antigo lixão.

O início do plantio foi marcado por um ato simbólico com as presenças do prefeito Arquimedes Valença; do vice-prefeito Túlio Monteiro; dos secretários Lourenço Camelo (Obras) e Thacia Valeriano (Meio Ambiente). Segundo a secretária de Meio Ambiente, a expectativa é concluir o plantio em 15 dias com o florir das árvores, muitas com mudas de mais de até 2 metros de altura, já no final do ano que vem.

“Com esse Programa de Recuperação de Área Degradada (PRAD) do antigo lixão, o local agora dará lugar a um parque com árvores belíssimas da nossa flora como: ipê roxo, amarelo, branco, pau de ferro e outras, criando um novo cenário, mais bonito e aprazível para a própria natureza e para as pessoas que por aqui passam para irem ao Parque Nacional do Catimbau”, concluiu Thacia Valeriano.

Publicado em Meio Ambiente.

1 Comentário

  1. Tudo que vier para o bem estar da sociedade (municipes e cidade) será bem vindo. Florestamento, arborização das vias publicas e pracas, limpeza, e por isso parabéns secretarios e prefeito, que esta cidade fique cada dia mais bonita, para recepcionar os turistas e agradar os municpes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *