Prefeitura define novas medidas restritivas e suspende feriado de Carnaval

Considerando as medidas adotadas pelo Governo do Estado no sentido de controlar a disseminação da Covid-19, o prefeito do município, Arquimedes Valença, editou novo decreto (nº 007/2022) definindo novas restrições para a realização de eventos, suspensão do feriado de Carnaval e outras ações administrativa diante do crescimento dos casos do novo coronavírus em Buíque, que somente em 2022 já representam 39,3% de todos os casos registrados em 2020 e 2021.

Entre as medidas a serem adotadas a partir desta quarta-feira (09), estão a limitação de públicos para os eventos a serem realizados, limitando em 500 pessoas para espaços abertos e 300 pessoas em espaços fechados. No primeiro caso, os organizadores devem exigir o teste negativo para a Covid-19, além do passaporte vacinal completo. Em todos os casos fica obrigatório o uso de máscaras facial e de álcool em gel 70%.

Outra medida anunciada pela Prefeitura de Buíque foi a suspensão do ponto facultativo referente aos dias do Carnaval 2022 já cancelado ainda em dezembro do ano passado pelo prefeito do município. Com a suspensão do feriado, os órgãos públicos, escolas e unidades de saúde vão funcionar normalmente.

Além do crescente número de casos, outros motivos que levaram a adoção de medidas mais duras foi o atrelamento da Covid aos casos da gripe H3N2 que estão colocando as unidades de saúde do município no limite dos atendimentos.  Outro ponto importante citado no decreto para justificar as medidas adotadas foi a dificuldade na obtenção de insumos nas distribuidoras de medicamentos, até mesmo os usuais como dipirona e soros.

O decreto tem validade de 20 dias, tendo como validade final o dia 1º de março, podendo ser prorrogado caso assim seja deliberado pelo Comitê Municipal de Monitoramento da Covid-19 ou por determinações do Governo do Estado em razão do avanço da pandemia.

Postado em Governo, Pandemia, Saúde.