Buíque retoma programa de Prótese Dentária nas unidades de saúde

Desde janeiro a Secretaria de Saúde de Buíque retomou os serviços de Prótese Dentária gratuitas para a população. Os primeiros atendimentos aconteceram com pacientes do Distrito de Guanumbi, Tanque e Quilombolas, concentrados na Unidade Básica de Saúde – UBS de São Domingos. Pelo projeto, todo mês uma nova UBS do município será contemplada com esses atendimentos, revela a Secretária Janice Rodrigues. “A meta é beneficiar mensalmente a população com 50 próteses dentárias”, afirmou.

Buíque atualmente conta com nove 09 equipes do Programa de Saúde Bucal, sendo distribuídas nas Unidades Básicas de Saúde da Vila do Posto 1, Frei Damião I, Frei Damião II, São José I, Carneiro, Serrinha, Catimbau, Anexo Pereiros e Guanumbi. Os atendimentos odontológicos são realizados três vezes na semana, sendo essas marcações realizadas na própria Unidade de saúde.

Durante o ano de 2021 as equipes de Saúde Bucal realizaram ações de promoção à saúde como: palestras, aplicações de flúor e distribuição de kit de higiene bucal nas escolas do município. Segundo a Coordenadora de Saúde Bucal, Drª Dayane Mendonça, essas ações terão continuidade este ano com a volta às aulas.

“O serviço de Prótese Dentária vai atender pacientes que se encaixam nos requisitos para uso de Próteses Totais, ou seja, aqueles com ausência de todos os dentes, que pode ser em ambas arcadas dentárias (superior e inferior) ou somente em uma dessas. A ausência de dentes pode causar problemas na fala, mastigação e auto estima dos pacientes, então esse novo serviço vai trazer melhor qualidade de vida para os buiquenses que sofrem com este problema”, afirma a Drª Dayane Mendonça.

Postado em Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.