Prefeitura busca parcerias com Setur-PE para desenvolver o turismo em Buíque

Na manhã desta quarta-feira (06), o prefeito de Buíque, Arquimedes Valença, recebeu a visita do Secretário de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes; do presidente da Empetur, Antonio Neves; e do vice-presidente da entidade, André Berardo. Em pauta temas relacionados ao desenvolvimento do turismo no município. Segundo o prefeito, foram tratados de projetos e ações para aproveitar a riqueza artística, cultural e natural de Buíque e do Parque Nacional do Catimbau.

“Buíque tem um grande potencial turístico e para explorar tudo isso de forma sustentável e de forma a beneficiar o maior número de pessoas, precisamos da parceria com o Governo do Estado, seja em ações estruturadoras, como em ações promocionais, capacitações e investimentos que atraiam mais e mais turistas para visitar o Vale do Catimbau, conhecer nossa arte, cultura e gastronomia. A visita do secretário Rodrigo fortalece esse projeto que vamos tocar daqui em diante”, afirmou.

O encontro aconteceu no Gabinete do Prefeito e contou ainda com a presença da secretária Telma Valença (Finanças), Roberto Modesto (Governo); Esildo Barros (Turismo); Alessandra Queiroz (Adjunta de Turismo), Santina Tereza (Mulher), Aldy Régis (Agricultura), Anna Carolyna (Procuradora); os vereadores Preto de Kapinawa, Dra. Clara, Rodrigo da Ótica, Melque do Catimbau, Cidinho, Neném Barão e o presidente da Câmara, vereador Felinho da Serrinha. Também acompanhando a comitiva a Diretora de Turismo, Fernanda Carvalho; e o Diretor de Cultura, Adauto Nilo.

Durante o encontro, foram debatidas várias alternativas para fomentar o turismo e transformar os atrativos turísticos de Buíque em focos de desenvolvimento econômico, gerando empregos e renda para a população. Foram feitas várias solicitações ao secretário Rodrigo Novaes, a exemplo da sinalização turística do município, parceria para melhoria dos acessos as trilhas ecológicas do Catimbau, inclusão do São João do Vale no calendário turístico do estado, cursos de qualificação e capacitação nas áreas de gastronomia, hotelaria e turismo, entre outros.

Após a reunião, a comitiva realizou visitas ao Museu Eduardo José de Freitas e a Casa da Cultura Lenira Cursino de Freitas. De lá, prefeito e comitiva de turismo do Estado foram até o recem inaugurado Espaço Municipal das Artes Carlos Henrique Benício, aonde estão expostas peças de artistas locais e da Rede de Mulheres Empreendedoras que reúne associações da Cáritas, Malhada Branca, Catimbau, Quilombolas, Kapinawa e Angélica, da qual fazem parte 85 mulheres.

Para fechar a agenda de visita, a comitiva visitou a Trilha do Chapadão no Parque Nacional do Catimbau, quando puderam conhecer de perto as belezas naturais e a biodiversidade do parque, monumentos geomorfológicos e sítios arqueológicos. Na sequência, visitaram os artesãos Zé Bezerra e Luiz Benício, conferindo de perto a arte que já ganhou o mundo.

Para o secretário Rodrigo Novaes, o “parque do Catimbau desponta sempre e com muita intensidade como um dos destinos mais procurados por turistas de vários cantos do País. É um local que pode ser muito mais desenvolvido pela sua beleza, o contato com a natureza, o ecoturismo, que atraem as pessoas e estão cada vez mais em evidência. Vimos saber como o estado pode ajudar, divulgar e enxergar o que é necessário de estruturação para darmos esse impulso”.

Postado em Sem categoria.