Juventude articula capacitação de servidores em curso de Gestão Pública

A Secretaria de Juventude deu início nesta quinta-feira (08), ao trabalho de inscrições para capacitação e qualificação das equipes de diversas secretarias municipais de Buíque. Segundo o secretário Matheus Albuquerque, esse trabalho está sendo feito em parceria com a Fundação Ulysses Guimarães.

“Estivemos em contato com a representante estadual da Fundação, Amanda Nunes, dando o start para começarmos as inscrições para o curso de Gestão Pública que vai beneficiar os servidores públicos municipais com um conteúdo programático que vai garantir mais qualidade no trabalho do funcionalismo”, afirma.

Para isso, a Secretaria da Juventude está contactando os gestores das demais secretarias para identificar os membros das equipes e também outros que se interessem em aprender mais sobre a gestão pública. Os nomes serão inscritos no curso que deverá começar as aulas já na próxima semana.

Com o intuito de melhorar o funcionalismo e os fazer conhecedores dos processos da Gestão Pública, o curso tem duas aulas iniciais, das sete que integram o conteúdo programático, já divulgadas pela secretaria.

Na grade das aulas 1 e 2 estão os “Desafios Atuais da Administração Municipal” e “Município na organização nacional”. Na primeira serão abordadas questões como a ‘Responsabilidades do Poder Público Local de formulação e execução de políticas públicas municipais, estaduais e nacionais’, ‘Programas de Governo ou Agendas’, ‘O Município e a Cidade Sustentável’ e ‘Inovação, um atributo da Administração Pública contemporânea’.

Já na segunda aula constam temas como ‘O Estado Democrático de Direito e o papel da Constituição’, ‘A Forma Federativa e o Estado Federal Brasileiro’, ‘A Autonomia Municipal’, ‘A Competência Legislativa Municipal’, ‘As Receitas Municipais’ e ‘As Principais Atribuições Municipais e Legislação de Interesse’, entre outros.

A Fundação Ulysses Guimarães é uma instituição de direito privado, sem finalidade lucrativa, criada para desenvolver projetos de pesquisa aplicada, doutrinação programática e educação política para o exercício pleno da democracia, além de outras atividades que guardem relação direta com essas premissas.

Postado em Juventude.