suspensão aulas e eventos com mais de 100 pessoas

Coronavírus: Prefeitura de Buíque suspende aulas e eventos com mais de 100 pessoas

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Na manhã desta segunda-feira (16), o prefeito de Buíque, Arquimedes Valença, promoveu uma reunião emergencial para a criação do Comitê de Enfrentamento do Coronavírus no município e a definição de várias medidas que foram definidas no Decreto nº 022/2020 de 16 de março de 2020, anunciado durante entrevista à Rádio Buíque FM. “Apesar do município ainda não ter nenhum caso suspeito do Covid-19, estamos antecipando as ações para evitar a disseminação da doença e proteger a nossa população”, afirmou o prefeito. Recomendação que foi reforçada pelo vice-prefeito, Dr. Dilson Santos durante a entrevista na emissora de rádio.

Segundo o Decreto, lido pelo Procurador do Município, Dr. Rivaldo Leal, a partir desta segunda-feira (16) ficam suspensos no âmbito do Município de Buíque eventos de qualquer natureza com público superior a 100 (cem) pessoas, como, cultos e missas religiosas, torneio de futebol, vaquejada, cavalgada e outros eventos, ainda que de natureza particular, que gerem aglomerado de pessoas em número superior ao disposto na lei.

Também foram suspensas: viagens de servidores municipais a serviço do Município de Buíque para deslocamento no território nacional ou no exterior; prova de vida dos servidores municipais inativos; o Transporte de Tratamento Fora do Domicílio (TFD), para a realização de consultas e exames médicos, exceto os casos de urgência e emergência, paciente de hemodiálise, radioterapia e quimioterapia; as férias dos servidores públicos das áreas de saúde, de assistência social, defesa civil e guarda municipal; as atividades turísticas do Vale do Catimbau para fins de trilhas naturais, banhos de piscinas naturais e o ecoturismo de uma forma geral. No último caso, às Agências de Turismo e Associações de Guias, além de pousadas, hotéis e estabelecimentos análogos serão comunicados e receberão cópia do decreto.

O decreto ainda prevê que as atividades educacionais das escolas públicas e particulares, no âmbito do município, ficam suspensas a partir do dia 18 de março de 2020 (quarta-feira), bem como o transporte de estudante da rede pública e municipal e universitário

Também foi criado o Grupo Integrado de Atendimento de Emergência para Enfrentamento do Coronavírus (COVID-19), no âmbito do município de Buíque, através da Portaria Municipal nº 155, de 16 de março de 2020. O comitê com a participação de 12 secretarias e órgãos públicos municipais que vão acompanhar e monitorar todas as ações e a evolução do coronavírus em todo o Estado e no município. Estarão presentes as secretarias de Saúde, Assistência Social, Educação, Defesa Civil, Finanças, Obras, Transporte, Juventude, Turismo, Governo, Imprensa e Controladoria Municipal. Uma campanha publicitária com impressos e mídia eletrônica e digital orientando a população sobre o Covid-19.

A secretária de Saúde, Janice Rodrigues, afirmou que a população precisa fazer sua parte, ficar em casa, só sair de for necessário e evitar aglomerações. Somente em casos dos sintomas da doença é que devem procurar, primeiro as Unidades Básicas de Saúde para fazerem uma triagem. Todas as unidades estão em funcionamento, com sala específica para atender possíveis casos suspeitos que surjam. “Evitem procurar as unidades de saúde sem necessidades, evitando assim a proliferação da doença”. Ela também explicou que a vacinação contra gripe que começa na próxima semana será feita nas residências das pessoas definidas como prioritárias, que são os idosos e os profissionais de saúde.

Sobre a doença, a Coordenadora de Epidemiologia, Keila Cristina, tirou várias dúvidas sobre o Covid-19, o novo Coronavírus, e recomendou cuidados que a população tem que ter para evitar a proliferação da doença. Saiba mais sobre o Coronavírus:

Sintomas de Coronavírus

O vírus pode deixar as pessoas doentes, geralmente com uma doença do trato respiratório superior de leve a moderada, semelhante a um resfriado comum. Os sintomas do Coronavírus incluem coriza, tosse, dor de garganta, possivelmente dor de cabeça e talvez febre, que pode durar alguns dias.

Como se espalha

Quando se trata da transmissão de vírus de humano para humano, geralmente acontece quando alguém entra em contato com as secreções de uma pessoa infectada, como gotículas na tosse. Dependendo da virulência do vírus, tosse, espirro ou aperto de mão podem causar exposição. O vírus também pode ser transmitido ao tocar em algo que uma pessoa infectada tocou e depois em sua boca, nariz ou olhos.

Como você pode evitá-lo?

Não há vacina para proteger contra essa família de vírus, pelo menos ainda não. Você pode reduzir o risco de infecção, evitando pessoas doentes. Tente evitar tocar nos olhos, nariz e boca. Lave as mãos frequentemente com água e sabão e por pelo menos 20 segundos. Consciência é a chave. Cubra a boca e o nariz ao tossir ou espirrar e desinfete os objetos e as superfícies em que for tocar.

Informações pelos fones:

Secretaria de Saúde do Município: 87.3855.2900

Governo de Pernambuco – CIEVS-PE: 81.3184.0191 e 0800.281.3041

Postado em Covid-19, Saúde.