Buíque vacina seus primeiros idosos na cidade, distritos e sítios

A alegria de estar recebendo a primeira dose da vacina contra a Covid-19 tomou conta dos primeiros idosos que começaram a receber nesta quinta-feira (28) a vacina da AstraZeneca/Oxford na cidade, distritos e sítios de Buíque. Aplicadas pelo “exército” da saúde, as doses chegaram a quase todos os pontos do município levados por enfermeiros, enfermeiras, técnicos e técnicas de enfermagem.

No Sítio Morro Velho, os primeiros idosos a serem imunizados pelas mãos da técnica de enfermagem Simone Dias foram Seu Antonio Soares e D. Francisca Josefa Leite, ambos com 90 anos de idade. Já no Sítio Jaburu, os primeiros vacinados foram de uma mesma família: os irmãos Manoel Porfírio, Quitéria Bezerra e Maria de Lourdes. Segundo Simone, a emoção maior era dela ao ver a felicidade dessas pessoas ao receberem a vacina. Nesta primeira fase, ela recebeu 20 doses para serem aplicadas na sua região.

Já no Catimbau, a enfermeira Geovanna Camelo, comemora a chegada das primeiras doses da vacina para imunização dos idosos, priorizando neste primeiro momento as pessoas com 85 ou mais anos de idade. Lá, a primeira idosa a ser vacinada foi Dona Adélia Rosa Cavalcante, de 86 anos. Segundo Geovanna, a maioria dos idosos da localidade são nesta faixa etária.

A Secretária de Saúde de Buíque, Janice Rodrigues, comemora o avanço da vacina e disse “Feliz em ver nossos idosos acima de 85 anos sendo vacinados e o mais importante sem precisar saírem de sua casa”. 

É que a estratégia traçada pela Coordenadoria do Programa de Nacional de Imunização foi exatamente de levar a vacina até as residências das pessoas idosas, evitando sua locomoção até uma unidade básica de saúde. Segundo Michelle Novaes, coordenadora do PNI, as equipes estão todas atuando para aplicar as 391 doses da vacina da AstraZeneca/Oxford recebidas por Buíque.

“Graças a Deus temos uma equipe motivada e que não está medindo esforços para levar a vacina a todos os locais. Apesar de termos recebido apenas 43% do necessário para esse público de idosos, distribuímos as doses de acordo com a população de cada comunidade como determina o Plano Municipal e Estadual de vacinação”, afirmou. Segundo ela, as vacinas foram distribuídas por todas as regiões de saúde do município.

Nesta sexta-feira (29), a Secretaria de Saúde também promoveu a vacinação dos trabalhadores da saúde que atuam na Atenção Básica (médicos, enfermeiros, técnicos e odontologistas), além de coveiros que ainda não tinham se vacinados contra a Covid-19 no município. A imunização está sendo realizada na sala do Programa Nacional de Imunização – PNI, na sede da Secretaria.

Postado em Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *