Buíque realiza o 1º Encontro de Ecoturismo do Vale do Catimbau neste fim de semana

Entre os dias 12 e 15 de novembro, o município de Buíque vai viver um momento especial nesse após meses sem eventos devido a pandemia da Covid-19. É que vai estar acontecendo o 1º Encontro de Ecoturismo do Vale do Catimbau, que reunirá amantes do meio-ambiente e do ecoturismo, além de fomentar o turismo na região com lotação da rede hoteleira; as atividades culturais e a geração de renda e emprego.

Organizado pela Agência Guia de Montanha, o encontro conta com o patrocínio da Prefeitura de Buíque, através da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Eventos, e já provocou a lotação quase que completa da rede hoteleira do município e da vizinha cidade de Arcoverde, algo que vem se repetindo em outros finais de semana devido a grande procura pelas beleza do Parque Nacional do Catimbau, como revelou o Secretário Esildo Barros.

Segundo a Diretora de Turismo, Fernanda Carvalho, neste final de semana, quando acontece o 1º Encontro de Ecoturismo do Vale do Catimbau, as hospedagens da rede hoteleira de Buíque já estão esgotadas. Já em relação a Arcoverde, cidade a 28 Km de Buíque, as reservas da rede hoteleira já estavam com 90% de ocupação no dia de ontem.

O encontro, que terá como base a pousada e restaurante Serra Dourada e contará com uma programação diversificada e voltada para o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes que podem se inscrever no link do evento como agente de turismo/ecoturismo ou nativo para os moradores do Catimbau e do município. Durante os quatro dias, os participantes vão ter palestras de ecologia, ecoturismo, o turismo em parques nacionais, educação ambiental, primeiros socorros, oficinas de artesanato e astrofotografia, trilhas com muitas histórias e imersão à natureza; exposição e venda de arte local em madeira, tecido cerâmica, além de música ao vivo e luau, entre outras atrações.

O evento ainda conta com patrocínios da Pousada e Restaurante Serra Dourada, local principal do evento oferecendo toda a sua estrutura; apoio da Astura (Associação de Turismo de Aventura), Aylla Barros, Nutricionista; Cervejaria Babylon, Loteamento Oasis do Vale, Ótica Buíque, Bruno Viagens, Pizzaria e Restaurante Rainha do Vale, Armazém Buíque Construções, Papelaria Aquarela, Portal do Vale, Barbosa Bebidas, Conecta Telecom, Supermercado Esperança, Casa de Carnes, Mercadinho do Vale, Padaria e Mercado Raimundo e Pousada Maria Vitória.

“Essa será a primeira edição deste evento e recebemos do prefeito Arquimedes Valença a determinação de dar todo o apoio de forma a tornar o Parque do Catimbau cada vez mais conhecido, atraindo turistas de todo o mundo, fomentando a economia local e regional, promovendo nossos artistas e, principalmente, gerando renda e empregos para nosso povo. Será uma confraternização de cultura, arte, turismo e desenvolvimento”, concluiu o secretário de Turismo, Esildo Barros.

Postado em Turismo.