Buíque intensifica testagem contra a Covid-19

A Secretaria de Saúde, através da Coordenação de Epidemiologia, deu início a mais uma etapa do Programa TestaPE, que pretende realizar a testagem rápida de pelo menos 10% da população do município contra a Covid-19 e um dos locais que abriu as portas para testar seus integrantes foi a Câmara de Vereadores, na noite desta quarta-feira (10). Nesta nova etapa serão realizados mais 1.200 testes do tipo Swab teste rápido.

“Buíque recebeu 1.200 testes no primeiro momento pra realizar testagem em 10% da população. As unidades de saúde já iniciaram no Outubro Rosa a testagem e agora, com mais 1.200 doses a Secretaria de Saúde organizou uma equipe volante para realizar essa testagem em locais onde tem maior circulação de pessoas”, revelou Keila Tavares, coordenadora da Epidemiologia.

Segundo a Secretária Janice Rodrigues, uma equipe formada por dois profissionais de saúde, estão visitando bancos, supermercados, escolas e na noite desta quarta-feira (10), foram testados vereadores e servidores da Câmara Municipal, que deram um grande exemplo de participação no enfrentamento a Covid-19. “Somente neste dia, foram realizados 25 testes e um deles deu positivo, demonstrando que o vírus continua circulando entre nós e é preciso tomar as duas doses da vacina e manter os cuidados de proteção contra a pandemia”, revela.

Para que a Secretaria de Saúde possa mapear a situação de circulação do vírus é importante que a população adira ao programa de testagem, que deve chegar a vários pontos do município, na cidade e distritos. Para isso, foram enviados ofícios a outros órgãos, comércio local e agências bancárias, a onde existem grande circulação de pessoas.

Vacinação – A Coordenação do Programa Nacional de Imunização de Buíque alerta a população que está no tempo de tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19, que procure o polo de vacinação nas segundas, quartas e sextas-feiras ou as Unidades Básicas de Saúde para completar o esquema vacinal antes que acabem os imunizantes. Lembra anda que a dose de reforço é por idade e no momento Buíque está aplicando a terceira dose nas pessoas de 50 anos e mais, que estejam com esquema completo há pelo menos 4 meses.

Postado em Coronavírus, Saúde, Vacina.