Buíque presente em Seminário Internacional realizado em Natal – RN

Entre os dias 29 de fevereiro e 2 de março aconteceu na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN e no Mercado da Agricultura Familiar em Natal, o Seminário Internacional Culturas Alimentares no Combate à Fome promovido pelo departamento de Antropologia da instituição de ensino superior.

O município de Buíque foi um dos convidados para compartilhar as experiências da secretaria de Assistência Social e da Secretaria da Mulher através das ações de apoio à produção alimentar tradicional e cultural dos Quilombolas do Mundo Novo e do Sítio Angélica.

“Foi uma grande oportunidade de apresentarmos a nossa cultura, de promover a troca de experiências com outros povos e suas gastronomias, assim como fortalecer o trabalho de nossos quilombolas que marcam a história de nossa comunidade”, revelou a Secretária Santina Oliveira. Para o secretário Matheus Albuquerque, “o seminário permitiu que pudéssemos aprender e também repassar os conhecimentos de nossa cultura e nosso povo, buscando meios e oportunidades para construir uma política de segurança alimentar”.

Também foram apresentadas experiências francesas, italianas, portuguesas, venezuelanas e mexicanas. As professoras Esther Katz e Julie Cavignac, da UFRN, enfatizaram as proximidades entre os aspectos culturais de populações mexicanas e brasileiras com a entomofagia.

As duas pesquisadoras visitaram o município entre 20 e 23 de fevereiro pesquisaram sobre a alimentação local, em particular a comensalidade da tanajura em Buíque.

No último dia do evento ocorreu uma feira para incentivar a comercialização dos produtos das comunidades tradicionais.  Os quilombolas de Buíque apresentaram seu café orgânico e medicinal e o fubá. As culturas alimentares locais foram abordadas como importantes estratégias de valorização social e cuidados com o meio ambiente, além de uma importante dimensão a ser considerada no combate à fome.

Postado em Sem categoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *