Buíque lança Projeto Vacina nos Bairros para acelerar imunização

A partir desta segunda-feira (20), a Prefeitura de Buíque dá início através da Secretaria de Saúde ao projeto inovador Vacina nos Bairros com o objetivo de ofertar a vacina contra a Covid-19 mais próximo dos cidadãos que estão com o imunizante em atraso ou precisam tomar a primeira dose. Segundo a Coordenação do Programa Nacional de Imunização – PNI, existem mais de 4 mil pessoas em atraso com a vacina.

“Desde 20 de janeiro o PNI vem realizando a Campanha de Vacinação contra a COVID-19, executada pelas equipes de saúde das Unidades Básicas de Saúde e Polo de Vacinação COVID-19. Com o avanço da imunização da população vacinável (12 anos a mais) para primeira e segunda dose (83%), restam ainda cerca de 4.100 pessoas em situação de atraso vacinal”, revela Michelle Novaes do PNI.

Segundo a Secretária Janice Rodrigues, o Projeto Vacina nos Bairros acontecerá nas Escolas e Pontos de apoio às unidades de saúde conforme cronograma divulgado pela pasta. Nestes locais, estarão sendo aplicadas a primeira, segunda e terceira dose (reforço) da vacina contra a Covid-19, das 08h00 às 14h00. Será preciso levar comprovante de residência, documento com foto e cartão de vacina em caso da 2ª e ou 3ª dose.

No primeiro dia do projeto, dia 20 de dezembro, serão atendidos os moradores da região da Escola Vigário João Inácio, UBS Amaro, Anexo dos Pereiros, UBS do Carneiro e UBS da Serrinha.

Já na terça-feira, dia 21 de dezembro, o Projeto Vacina nos Bairros chega a Escola Carolina Guedes, Escola Municipal Júlio Monteiro e na Unidade Básica de Saúde do Riachão.

Nesta primeira etapa, o projeto se encerra na quarta-feira, dia 22 de dezembro, com a aplicação da vacina contra a Covid-19 na Escola Estadual Duque de Caxias, Escola Municipal Anália Simões e Escola Municipal Antônio de Barros

Ainda nesta quinta-feira (16), o prefeito Arquimedes Valença assinou decreto n° 177/2021 que trata da obrigatoriedade de todo cidadão com idade de 12 anos a mais apresentarem o Cartão de Vacina contra a Covid-19 ou certificado de vacinação juntamente a um documento com foto para entrar nos órgãos públicos municipais (Hospitais, Unidades de Saúde, Farmácia Básica, CAPS, Centro de Especialidades, Centro de Fisioterapia, Ação Social, Escolas, Museu, Biblioteca e secretarias municipais)

A Prefeitura de Buíque também informou que a Secretaria de Saúde recebeu novas doses da vacina da JASSEN para dose de reforço. O imunizante será aplicado nas pessoas que se vacinaram no mês de julho passado. A vacina também vai estar disponível no projeto Vacina nos Bairros, entre os dias 20 e 22 de dezembro.

Postado em Saúde, Vacina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.