Buíque já aplicou mais de 71 mil doses de vacinas contra a Covid-19

O último boletim de vacinação contra a Covid-19 liberado pela Coordenação do Programa Nacional de Imunização de Buíque, revela que já foram aplicadas mais de 71 mil (71.314) doses de vacina contra a pandemia do novo coronavírus no município. Os dados revelam ainda que 49,21% de toda a população já está completamente imunizada, com as duas doses. Segundo a secretária de Saúde, Janice Rodrigues, a determinação é ir em busca dos que estão em atraso com a vacinação.

“Por determinação do prefeito Arquimedes Valença, iniciamos na segunda-feira (22) uma mobilização para completar o esquema de vacinal de milhares de buiquenses que estão em atraso com a segunda dose da vacina. Também estamos promovendo a busca ativa dessas pessoas na zona rural, distrito e cidade. A pandemia não acabou, em alguns locais do mundo tá tendo nova onda e precisamos acelerar a imunização completa de toda nossa população vacinável urgente”, alerta.

Segundo o boletim do vacinômetro, até este dia 22 de novembro, Buíque já tinha alcançado quase 75% (74,05%) do esquema completo de vacinação entre a população dos 12 anos a mais, o que corresponde a 29.253 pessoas. Faltam ainda outras 9.425 buiquenses completarem seu esquema vacinal com a segunda dose.

Em relação a terceira dose ou dose de reforço que está sendo aplicada nas Unidades Básicas de Saúde, atendendo a três públicos distintos (pessoas de 18 a 54 anos após 5 meses da 1ª dose; profissionais de saúde e pessoas de 55 anos a mais, após 4 meses da segunda dose; e os imunossuprimidos, após 28 dias da segunda dose), já foram vacinadas 3.706 buiquenses, o que representa 9,38% da população vacinável.

Além da terceira dose nas UBS, a Secretaria de Saúde também está realizando um mutirão de Vacinação da 2ª Dose em todas as escolas municipais, estaduais e privadas de Buíque, em parceria com a Secretaria de Educação. Segundo Michelle Novaes, Coordenadora do Programa Nacional de Imunização em Buíque, o objetivo é buscar os estudantes que estão em atraso com a segunda dose.

Postado em Pandemia, Saúde, Vacina.