Buíque inicia triagem para o programa Saúde Visual nesta segunda (22)

A partir desta segunda-feira (22), a Prefeitura de Buíque, através da Secretaria de Saúde, e a Associação Olha pelo Próximo iniciam a triagem para a Semana da Saúde Visual, quando serão disponibilizados exames de vista aos buiquenses gratuitamente. O objetivo é atender a mais de mil pessoas com vários tipos de exames. A triagem acontecerá até o dia 27 de novembro no espaço do Polo de Vacinação, que será desativado nesta sexta-feira (19), a partir das 08h. No local também serão realizados testes gratuitos da Covid-19, através do programa TestaPE.

“Essa semana de Saúde Visual vem pela terceira vez ao nosso município e contará com atendimento oftalmológico gratuito e para toda a população, com consultas as mais variadas, beneficiando principalmente quem mais precisa. Uma oportunidade única que o prefeito Arquimedes Valença, através da Secretaria de Saúde, coloca à disposição dos buiquenses”, afirmou Soraia Oliveira, coordenadora da Atenção Básica.

Ao passar na triagem, cada paciente receberá um tíquete com o horário certo de seu atendimento médico que começa a ser realizado nos próximos dias. Os interessados deverão levar os seguintes documentos: RG, CPF, Carteira do SUS, comprovante de endereço e telefone para contato.

Os pacientes serão submetidos a sete tipo de exames, como avaliação de acuidade visual, refração completa (medida de grau), exames dos movimentos oculares, exames da parte anterior dos olhos, exames de biomicroscopia, medição de pressão intra-ocular e testes do olhinho em bebês de 0 a 2 anos.

A Associação Olhar pelo Próximo (AOPP) tem sede em Goiânia e atua para oferecer atendimento oftalmológico gratuitos ou a custo baixo. Tem atuado em várias cidades do Brasil por meio de parcerias com as prefeituras. Já são mais de 360 cidades nas regiões de Norte, Nordeste, Sul e Centro-Oeste.

Segundo a Secretária de Saúde, Janice Rodrigues, essa etapa vai identificar os problemas visuais de cada um e encaminhar os pacientes para os devidos tratamentos. Em 2019 e 2020, cerca de 3 mil pessoas foram beneficiadas com o Programa da Semana de Saúde Visual em Buíque.

Postado em Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.