Buíque enviou Plano de Contingência do coronavírus antes do prazo

Buíque enviou Plano de Contingência do coronavírus antes do prazo

Desde o último dia 23 de março a Secretaria de Saúde de Buíque encaminhou ao Ministério Público de Pernambuco seu Plano de Contingência – Infecção Humana pelo novo Coronavírus. O processo de envio online, via e-mail do MPPE em Buíque, foi realizado às 11h42 da manhã, cumprindo as exigências da promotoria que definia sete dias para a entrega do documento.

O plano de ação visa descrever e sistematizar as ações de prevenção, vigilância, controle, combate e enfrentamento ao COVID 19 no município de Buíque de forma articulada com o Ministério da Saúde e com a Secretaria Estadual de Saúde. Ele trata das notificações e seus procedimentos, das coletas de amostras clínicas, amostras em situação de óbito, acondicionamento e transporte das amostras, entre outros itens.

Os eixos das ações do Plano de Contingência contemplam ações por eixos de atuação vistas à detecção precoce da circulação viral e redução da morbimortalidade pela doença, tais como: Governança, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Laboratorial, Assistência ao Paciente, Assistência Farmacêutica e Comunicação de Risco.

O município dispõe de 13 unidades Básicas de Saúde da Família, distribuídas na zona urbana e rural e uma unidade de pronto atendimento as urgências e emergências que já estão prontas para atender os casos suspeitos e fazer os devidos encaminhamentos.

As Promotorias de Justiça cobraram dos gestores municipais, através do Gabinete de Acompanhamento da Pandemia do Novo Coronavírus, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), as providências foram adotadas para o enfrentamento do coronavírus de forma detalhada no Plano de Contingência. A resposta deve conter detalhamento técnico das ações e informações sobre medidas adicionais que tenham sido empregadas pelos municípios. O plano enviado pela Secretaria de Saúde de Buíque aborda esses e outros tópicos no enfrentamento ao COVID-19.

Sobre o autor

Profissional de Mídia e Assessoria de Imprensa.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TAMANHO DE FONTE
CONTRASTE
Share via
Copy link
Powered by Social Snap