Buíque é destaque do Programa de Qualificação em Saúde

O sucesso das ações da área de saúde de um município pode ser medido pelos seus resultados e, neste item, a Prefeitura de Buíque, através da Secretaria de Saúde tem batido vários recordes entre os municípios integrantes da VI Gerência Regional de Saúde que tem sede em Arcoverde. O mais recente é referente ao PQAVS aonde o município atingiu os 10 indicadores (100%) do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde.

Para o prefeito Arquimedes Valença, os números alcançados pela Secretaria de Saúde são resultados da prioridade dada a área que era uma das mais críticas quando chegou ao governo ainda na sua gestão anterior, em janeiro de 2017.

“Isso demonstra que acertamos ao focar nossos esforços na melhoria da saúde, sem esquecer de trabalhar pelas outras áreas. Quem mais ganhou foi a população com serviços em todas as unidades de saúde, um novo hospital, novos postos de saúde e principalmente o cuidado com a vida de nossa gente. Estão de parabéns todos que fazem a Secretaria, desde os dirigentes ao agente de saúde que está todos os dias nas casas dos buiquenses”, afirmou.

Para a secretária Janice Rodrigues os bons números representam o resultado da soma de esforços e de um trabalho de equipe aonde a grande estrela é a população e o prefeito que dá total apoio na execução das ações de saúde.

“Quando analisamos a situação precária e de abandono que herdamos em 2017 com até a Casa de Saúde fechada de cadeado, chegar hoje em 2021 batendo todos os indicadores previstos pelo Ministério da Saúde, isso só nos orgulha e nos incentiva a trabalhar ainda mais”, disse a secretária de Saúde.

Com o resultado altamente positivo, a Secretaria de Saúde receberá 100% do valor do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS), referente ao ano de 2020. O valor a ser repassado pelo Ministério da Saúde para o Fundo Municipal de Saúde é de R$ 36.647,62.

Na área da VI Geres, além de Buíque, apenas outros dois municípios também atingiram os dez indicadores do PQAVS: Arcoverde e Venturosa.

PQAVS – O Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde representa um marco para a Vigilância em Saúde por definir compromissos e responsabilidades para as três esferas de governo: a federal, com financiamento e apoio técnico, a estadual e a municipal, buscando induzir a implementação de iniciativas que garantam a melhoria das ações de vigilância em saúde.

Postado em Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.