Buíque é certificado pela primeira vez com o Selo Unicef

O município de Buíque, no Agreste de Pernambuco, foi contemplado na manhã desta terça-feira (08), com o Selo Unicef Edição 2017-2020. É a primeira premiação do município pelo trabalho desenvolvido na proteção das crianças e adolescentes depois de três tentativas. Para o prefeito do município Arquimedes Valença, uma conquista fruto de um trabalho coletivo que fecha o ano de 2020 com mais essa boa notícia.

“Tínhamos como grande objetivo ao assumir o governo o de transformar o município que estava em decadência a quatro anos, de forma a melhorar a qualidade de vida da população. Graças a uma equipe dedicada, com as ações direcionadas para o cuidado e a atenção com as pessoas, estamos concluindo um ciclo de um bom trabalho realizado e o resultado desse esforço está nessa premiação, pela primeira vez, do Selo Unicef”, afirmou o prefeito que agradeceu a dedicação de cada uma das secretarias envolvidas e de todos os servidores nessa conquista.

Durante a apresentação do selo Unicef na Escola Municipal Klaysson de Freitas, estavam presentes o prefeito Arquimedes Valença e as secretárias Teófila Valença (Assistência Social), Marilan Belisario (Educação), Janice Rodrigues (Saúde), Matheus Albuquerque (Juventude) e Santina Tereza (Mulher).

Devido a pandemia a solenidade de certificação dos municípios aconteceu de forma online, transmitido pela fanpage e pelo canal do YouTube da Unicef.

A Secretária de Assistência Socia, Teófila Valença, destacou que o prefeito é apaixonado por gente, por criança ainda mais e essa premiação “é fruto dessa paixão por nossa gente”. Agradeceu ao conselho tutelar, Comdica, demais secretarias e a todos que fizeram parte dessa conquista. “Buíque concorreu três vezes e pela primeira vez chega premiado o último ano de uma administração vitoriosa”, disse.

Marilan Belisário da educação, lembrou o empenho de cada pasta e a determinação do prefeito por essa conquista. Para Janice Rodrigues, da Saúde, essa premiação foi desafiante e é fruto da sensibilidade do prefeito que deu todas as condições para que as secretarias atuem de forma a melhor atender as demandas da população e, principalmente, das crianças e adolescentes.

Para o articulador do Selo no município, o secretário da Juventude, Matheus Albuquerque, essa luta tem a força dos jovens que se envolveram nesse trabalho, aliado a união das secretarias, destacando o esforço da equipe da Educação, Saúde e da Assistência Social. Ressaltou o compromisso do prefeito em aderir ao Selo e dar todas as condições de trabalho, aliado ao apoio irrestrito da Secretária de Finanças, Telma Valença.

Segundo Edvane Gomes, da comissão de mobilização municipal do Selo Unicef, a premiação vem de um trabalho coletivo que reuniu as Secretarias de Assistência Social, Educação, Saúde, Juventude, Finanças e todo o governo. “É uma premiação que coloca Buíque no cenário nacional em destaque na defesa das crianças e adolescentes, que engrandece o trabalho dessa administração e amplia a responsabilidade de cada um”.

Segundo ela, Buíque foi contemplado com o Selo Unicef após uma análise de 11 indicadores nas áreas de saúde, educação e assistência social. O município precisava avançar em cinco deles: crianças fora da escola, distorção de série, emissão de certidão de nascimento, vacinação e garantia da participação dos adolescentes. Durante quatro anos Buíque utilizou da metodologia do Selo e capacitou todas as equipes. As metas foram superadas do momento inicial ao atual, mesmo na pandemia.

A entrega da premiação será feita em cada estado. Todos os 431 municípios certificados, de um total de mais de 1900 concorrentes, serão contactados pela Unicef sobre a conquista do selo.

Postado em Sem categoria.