Buíque debate direitos do povo na Assistência Social durante conferência

Tendo como tema “Direito do Povo dever do Estado, com financiamento público para enfrentar a desigualdades e garantir proteção social”, aconteceu na manhã desta segunda-feira (30) a X Conferência Municipal de Assistência Social de Buíque. Convocada pela Secretaria e pelo Conselho Municipal de Assistência Social, a conferência contou com a presença do Secretário Executivo de Assistência Social do Estado, Joelson Rodrigues. Para a Secretária Municipal Teófila Valença, um momento importante para o futuro das políticas sociais.

“Vivemos dias difíceis, com a população cada vez mais vulnerável diante da crise provocada pela pandemia e a falta de investimentos sociais mais permanentes por parte do Governo Federal. A conferência nos traz a oportunidade de analisar a situação de hoje e traçar as metas que precisam ser alcançadas para minorar o drama social que nosso País vive nos dias de hoje. A presença do representante do Governo do Estado, reforça ainda mais essa parceria para superarmos os obstáculos”, afirmou.

Os cincos eixos que integraram a pauta da Conferência de Assistência Social foram detalhados pelo Secretário Executivo Joelson Rodrigues, que destacou a importância do cofinanciamento dos programas sociais para que os municípios possam enfrentar os desafios impostos pela pandemia e a crescente situação de vulnerabilidade social das pessoas.

O vice-prefeito Tulio Monteiro, que representou o prefeito Arquimedes Valença, ressaltou a importância de debater o tema da assistência social para apresentar caminhos e alternativas que beneficiem as pessoas mais carentes, que vive sob risco social devido os efeitos da pandemia e do aumento da pobreza em todo o País.

A Conferência aconteceu na Biblioteca Municipal Graciliano Ramos seguindo todos os protocolos e cuidados de enfrentamento a pandemia, como a exigência do uso obrigatório de máscara e do álcool em gel. Ao final do encontro, foram eleitos os delegados que vão representar Buíque na 14ª Conferência Estadual de Assistência Social de Pernambuco.

Participaram ainda do evento as secretárias Janice Rodrigues (Saúde), Santina Oliveira (Mulher); o vice-prefeito Túlio Monteiro, representando o prefeito Arquimedes Valença; os vereadores Preto Kapinawá, Elson Francisco, Rodrigo da Ótica e Nenem Barão; e a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Edivane Gomes, que fez uma radiografia das ações sociais no município.

Publicado em Assistência Social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *