Buíque antecipa campanha de vacinação de jovens contra o Sarampo

Buíque antecipa campanha de vacinação de jovens contra o Sarampo

A Secretaria de Saúde de Buíque antecipou nesta semana o início da campanha nacional de vacinação contra o Sarampo para imunizar os jovens na faixa etária dos 20 aos 29 anos de idade. Segundo a Secretária Janice Rodrigues, para se vacinar, basta procurar uma unidade de saúde com um documento de identificação. Se tiver a carteira de vacinação, o paciente também deve apresentá-la. Os postos de Buíque funcionam nos dois horários. A partir da segunda-feira (18), até o dia 30 de novembro, a campanha segue o calendário nacional.

— Nós temos se destacando nas campanhas coordenadas pela VI Geres e na vacinação contra o Sarampo temos a certeza de quê vamos alcançar o índice e atingir nossa meta que é vacinar esse público de homens e mulheres jovens – destacou a secretária.

Conforme a coordenadora do Programa Nacional de Imunização em Buíque, a enfermeira Michele Novaes, “a transmissão começa seis dias antes de aparecerem os sintomas da doença e podem ocorrer em eventos, locais públicos e durante viagens, no ônibus ou avião”.

— As pessoas transmitem a doença muitas vezes sem saber. Por isso é importante e necessário para quem quer frequentar local público, como: bares, restaurantes, festas… estar vacinado, porque nesse local pode ter alguém transmitindo o sarampo sem saber — afirmou Michele.

A Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo entra na segunda fase oficialmente na próxima segunda-feira (18) em todas as cidades brasileiras focada em adultos jovens. A etapa é destinada a pessoas com idade entre 20 e 29 anos, e segue até o dia 30 de novembro, quando será realizado o dia D de vacinação para esse grupo. Buíque antecipou o começo da campanha para esta semana.

Paralelo a campanha de vacinação contra o Sarampo, a Secretaria de Saúde também está realizando a vacinação contra o HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano), nos meninos na faixa etária dos 11 a 14 anos; e nas meninas dos 09 aos 14 anos. O HPV é um vírus que infecta pele ou mucosas (oral, genital ou anal), tanto de homens quanto de mulheres. A infecção pelo HPV é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST).

A vacinação, tanto do Sarampo como do HPV ocorrem diariamente, de 2ª a 6ª, na Unidades Básicas de Saúde que funcionam na cidade das 07h30 às 17h00 e nas unidades da zona rural das 08h00 às 14h00.

Números do Sarampo – O número de registros confirmados de sarampo no país já soma 10.429 casos desde o início de 2019. As confirmações foram feitas por análise laboratorial (79%) ou critério clínico (21%). Os dados foram divulgados em novo boletim do Ministério da Saúde. São Paulo representa 90,5% de todas as infecções. Já foram registradas 15 mortes devido ao Sarampo em todo o País.

Desde o início do ano, foram 49.613 suspeitas, com 21% de infecções constatadas por análise laboratorial ou critério clínico. Mais de 19 mil notificações foram descartadas.

Sobre o autor

Profissional de Mídia e Assessoria de Imprensa.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TAMANHO DE FONTE
CONTRASTE
Share via
Copy link
Powered by Social Snap