Repetindo as ações de outros anos, a Secretaria de Assistência Social inicia nesta quarta-feira, dia 29, mais uma edição do Programa Buíque Aquecendo Vidas. Uma ação solidária que visa atender as pessoas em vulnerabilidade social para o enfrentamento do inverno que se intensifica neste período. Segundo a Secretária Teófila Valença, o projeto surgiu da necessidade identificada junto a essas famílias carentes do município.
“Ainda em 2017 identificamos centenas de famílias que durante o inverno, quando o frio bate mais forte em nossa região, não tinham cobertas para toda a família e as crianças eram as que mais sofriam sem ter sequer um simples cobertor, por isso surgiu a necessidade desse programa que não meramente assistencial, mas humanitário, solidário”, disse.
O programa tem início nesta quarta na sede do Centro de Referência e Assistência Social – CRAS, quando dezenas de famílias irão receber os cobertores a partir dos cadastros feitos a partir dos programas sociais da pasta e do Cadastro Único do Governo Federal no município. Todas as famílias cadastradas foram identificadas a partir de levantamento junto ao CadÚnico e pelo CRAS e CREAS, quando foi feito um mapeamento sobre a situação de moradia, água, luz, entre outros fatores.
Segundo a Secretária de Assistência Social, Teófila Valença, o programa de entrega dos cobertores será descentralizado, começando pelo CRAS e depois será realizado em outros locais do município para evitar aglomerações devido a pandemia. Ao todo, terão oito pontos de entrega na cidade, distritos e zona rural de forma a atender o máximo de pessoas em vulnerabilidade social possível, revelou a secretária.