Agricultura entrega cadastro com 2.500 famílias do Garantia Safra ao IPA

Pelo menos 2.500 famílias de produtores e produtoras rurais de Buíque já estão sendo beneficiadas com o Programa Garantia Safra no município. Na terça-feira (12), o Secretário de Abastecimento e Agricultura, Aldy Régis, esteve na sede do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) para fazer a entrega dos Cadastros já existentes do Programa.

O cadastro está sendo realizado pela secretaria em parceria com as associações rurais e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e vai garantir aos produtores rurais que perderam suas safras um auxílio de R$ 850 para agricultores familiares do Nordeste e de Minas Gerais que estão sujeitos à perda da produção por estiagem ou excesso de chuvas. Segundo Aldy Regis, quem ainda não se inscreveu deve procurar imediatamente a associação rural mais próxima.

“O agricultor deverá procurar a sua associação para inscrições que poderão ser realizadas até o dia 25 de janeiro. Devido a Covid- 19 foram migradas automaticamente as inscrições realizadas nos anos 2018- 2019 e 2019- 2020, com isso as inscrições serão direcionadas apenas aos agricultores que ainda não foram inseridos no Programa”, afirmou.

Criado em 2002, o Garantia-Safra é uma ação que integra o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), sendo pago em cinco parcelas de R$ 170 — aos agricultores familiares que tiverem perdas de 50% ou mais da produção. No entanto, ainda é preciso cumprir outras condições: possuir renda familiar mensal de, no máximo, 1,5 salário mínimo e plantar entre 0,6 e 5 hectares de feijão, milho, arroz, algodão e/ou mandioca. Além disso, o estado e o município onde o produtor reside devem cumprir os procedimentos de implementação e de verificação das perdas.

Em caso, de dúvidas a Secretaria de Abastecimento e agricultura se coloca à disposição para melhor atender o agricultor do município.

Posted in Abastecimento, Agricultura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *