Três escolas levam o Prêmio Destaque do Provão 2022 em Buíque

Na manhã desta quarta-feira (15), a Secretaria de Educação de Buíque realizou o anúncio das escolas vencedoras do Provão 2022 e três escolas municipais foram premiadas como os destaques do ano que passou devido ao nível de pontuação obtida por seus alunos. A solenidade contou com a presença do prefeito Arquimedes Valença, do vice-prefeito Túlio Monteiro e dos vereadores Felinho da Serrinha (presidente da Câmara), Neném Barão, Peba do Carneiro, Rodrigo da Ótica e André de Toinho representando a vereadora Aline.

Com o salão de reuniões da educação lotado de gestores e integrantes das 11 escolas que estavam disputando a premiação, a Secretária Marilan Belisário destacou o esforço de toda a equipe após dois anos de pandemia e fazer de 2022 um ano diferente e bastante produtivo. “Hoje é a coração de um esforço coletivo de toda a equipe da educação, professores, diretoras de escolas que não mediram esforços para trazer os alunos de volta à sala de aula e prepara-los como merecem”, destacou.

A grande vencedora do Provão 2022 foi a escola Anália Simões, do Distrito de Guanumbi, que levou o primeiro lugar com os alunos do 2º ano, obtendo 78% da pontuação; e venceu também a premiação com o 9º ano, anos finais, com 62% dos pontos. Na disputa pelo prêmio do Pré II, quem levou foi a creche Irmã Ódila, com 78% dos pontos. Já o título do 5º Ano, anos iniciais, ficou com a escola Leone Félix, no Amigos do Bem, com 74% da pontuação máxima.

Para o prefeito Arquimedes Valença, o Provão comprovou o compromisso do governo com a melhoria da educação do município e, principalmente, com o futuro das crianças e adolescentes matriculados na rede municipal de ensino. “Através do provão e seus resultados, a secretaria de Educação saberá onde e como deverá investir ainda mais para melhorar os índices da educação de Buíque e o nível de conhecimento de nossos alunos”, afirmou.

Disputaram a premiação as escolas Manoel Benício (Carneiro), Antônio de Barros (Catimbau), Anália Simões (São Domingos), Antônio Yoyo (Catonho), Júlio Monteiro (Tanque), Leones (Amigo do Bem); Engenheiro Klaysson, Carolina Guedes e José Cursino (Buíque) e as creches Cristiana Vieira dos Santos e Irmã Ódila. As gestoras das unidades de ensino que não conquistaram a primeira colocação também receberam equipamentos da Secretaria de Educação pela participação no Provão 2022.

Os primeiros lugares receberam, cada um, além de certificado e troféu, um kit direcionado ao ano de cada escola/creche. Entre os equipamentos que compões os kits estão computadores, tablets, HDs, TVs, mobiliário, projetores, kits de matemática, entre outros. Cada uma das escolas premiadas, receberão um kit específico. Com a vitória dupla, a Escola Anália Simões levou dois kits de equipamentos e mobiliários.

Segundo Marilan Belisário, a avaliação Educacional é um sistema de informações que tem como objetivos fornecer diagnósticos e subsídios para a implementação ou manutenção de políticas educacionais. “Ela deve ser concebida também para prover um contínuo monitoramento do sistema educacional com vistas a detectar os efeitos positivos ou negativos de políticas adotadas. É importante para a elaboração de políticas públicas na educação e redirecionamento das metas das unidades escolares”, finalizou.

Postado em Educação.