Sebrae revela em encontro crescimento econômico de Buíque entre 2017/2019

Sebrae revela em encontro crescimento econômico de Buíque entre 2017/2019

Um encontro promovido pela Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes, de Abastecimento e Agricultura o Sebrae reuniu parceiros como o Sindicato Patronal Rural e a Associação Comercial de Buíque para debater as potencialidades econômicas do município e as alternativas para transformar a realidade do empreendedor melhorando suas condições de atuar no mercado. Durante o encontro, foi informado que no período de 2017 a 2019 a produção leiteira de Buíque cresceu 260%.

A Gerente do Sebrae apresentou um levantamento sobre as micro e pequenas empresas dentro município, revelando existirem hoje 511 empresas de pequenos negócios na área do comércio, 267 na de serviços, 87 na indústria e 02 no agronegócio. Segundo ela, as empresas do porte Microempresa Individual – MEI representam 53% do total de pequenos negócios no município.

Outro dado importante revela que na gestão passada, de 2017 a 2020, sob o comando do prefeito Arquimedes Valença, o número de empresas abertas no município deu um salto de mais de 100% impulsionando a economia local que também passou a ser mais valorizada pelo Poder público municipal. Neste mesmo período foram formalizados no município 457 pequenos negócios que viviam na informalidade, fruto também da parceria com o Sebrae que voltou a atuar em Buíque em 2017 após oito anos.

No principal produto de exportação de Buíque, os dados referentes a gestão anterior, de 2017 a 2020, revelam número ainda mais fortes.  Pelos dados levantados pelo Sebrae somente entre 2017 e 2019, a produção de leite do município aumentou em 260% e o número de vacas ordenhadas foi elevado em 220%. Um crescimento histórico e fruto do trabalho desenvolvido pela prefeitura de Buíque através da Secretaria de Abastecimento e Agricultura.

Durante o encontro, os secretários municipais e representantes do setor comercial de Buíque apresentaram várias reivindicações no tocante ao apoio aos pequenos negócios e cursos de qualificação profissional do setor. Para a prefeitura do município, somente com a parceria do poder público com o Sebrae e os órgãos representativos da classe comercial será possível superar os desafios deste ano causados pela pandemia e retomar o crescimento econômico registrado nos últimos anos no município. A representante do Sebrae ficou de enviar ao longo das semanas, as propostas de cursos e ações a serem desenvolvidas em Buíque tanto no âmbito público como privado para alavancar os pequenos negócios.

Estavam presentes os Secretários Esildo Barros (Turismo), Aldy Régis (Agricultura) e Matheus Albuquerque (Juventude); a Gerente da Unidade Sebrae Agreste Meridional, Gerlane Melo; Mariana Maciel, técnica do Senar; Yolanda Andrade, do Sindicato Patronal Rural; a presidente e vice-presidente da Associação Comercial, Michelle Viana e Estela Estalião, respectivamente; além de Fernanda Carvalho, diretora de Turismo; Thays Nascimento da Secretaria de Agricultura, Hélio Torres e Eduarda Resende.

Fotos: Leonardo Silva e San Silva

Sobre o autor

Profissional de Mídia e Assessoria de Imprensa.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TAMANHO DE FONTE
CONTRASTE
Share via
Copy link
Powered by Social Snap