Saúde promove ação do Outubro Rosa no comércio da cidade

Numa parceria da Prefeitura de Buíque, através da Secretaria de Saúde e o Grupo Petrônio, foi realizado um especial dentro da programação do Outubro Rosa, campanha que visa combater o câncer de mama e útero. A saúde aproveitou também para promover vacinação também de adultos no estande montando em frente a loja do grupo.

Durante toda a manhã do sábado (26), equipes da secretaria de Saúde de Buíque promoveram várias atividades e serviços que geraram 474 atendimentos. Para a secretária de Saúde, Janice Rodrigues, a ação surpreendeu as expectativas.

“Foi um movimento inovador, uma parceria da iniciativa privada com o poder público e uma descentralização da saúde, que é uma determinação do prefeito Arquimedes. Foi bastante positivo e alcançamos um público que muitas vezes não tem tempo de procurar as unidades de saúde”, afirmou Janice.

Durante a ação, foram realizados exames citológicos (15), 100 testes rápidos, testes de glicemia (120), aferições de pressão arterial (98), exames clínicos de mama (78) e vacinação em 38 pessoas. Ainda foram encaminhadas 15 pessoas para exames de mamografia e outras 10 para ultrassom.