Saúde de Buíque investiu quase 20% da receita na atenção básica superando meta federal

O balanço e prestações de contas do 2º Quadrimestre de 2019 da Secretaria de Saúde de Buíque revela que o município ultrapassou em 30% o percentual exigido pela Lei Federal de investimento na saúde da população estipulado em 15%. A informação foi comemorada pelo prefeito do município Arquimedes Valença. Buíque fechou os meses de maio a agosto deste ano com 19,49% de investimento nas ações de atenção básica à saúde. Para o prefeito, uma comprovação dos investimentos que estão sendo feitos para melhorar o sistema no município.

– Foi uma determinação nossa desde que assumimos e de cara encontramos casa de saúde fechada à cadeado, postos sem médicos e remédios, obras de UBS abandonadas. Com planejamento e uma equipe eficiente comandada por nossa secretária Janice, redirecionamos os recursos e ano a ano estamos ampliando e melhorando o atendimento à saúde da população. Somente neste quadrimestre foram investidos na área mais de R$ 2,2 milhões em todos os programas – afirmou o prefeito.

Segundo dados do relatório quadrimestral, no 2º Quadrimestre foram realizados pela Atenção Básica em Buíque mais de 166 mil atendimentos entre consultas médicas e de enfermagem, odontologia, procedimentos dos técnicos de enfermagem, entre outros. De janeiro a agosto, envolvendo os dois primeiros quadrimestres de 2019, já foram realizados mais de 334 mil atendimentos/procedimentos em toda a rede municipal de saúde.

A secretária Janice Rodrigues destacou várias conquistas e realizações feitas neste período pela pasta da Saúde, entre elas a implantação de 03 novas equipes do Programa Saúde da Família nas localidades da Vila do Posto 2, Frei Damião 2 e Vila São José 2. Ressaltou também a elevação em quase 100% no número de exames laboratoriais, passando de 4.884 no primeiro quadrimestre para 8.128 entre maio e agosto deste ano.

Outro grande destaque nas ações da Secretaria de Saúde de Buíque este ano foi a implantação do Prontuário Eletrônico nas Unidades Básicas de Saúde da Família em 50% das Unidades Básicas de Saúde, modernizando a gestão. A meta é chegar ao próximo ano com 100% da rede disponibilizando o prontuário eletrônico o que dará agilidade ainda mais nas ações da Saúde no atendimento à população.

Outros pontos destacados no balanço de 2019 do Programa Anual de Saúde estão a implantação da bonificação de insalubridade conforme Lei Municipal, para os profissionais efetivos da área de saúde do município; a implantação um ambulatório de pediatria e a estruturação da sala de urgência e emergência da Unidade Hospitalar Municipal provisória com cardioversor, bomba de infusão, desfibrilador e aspirador.

O prefeito Arquimedes Valença ressaltou que o trabalho está no caminho certo e que em 2020 novas conquistas e ações deverão melhorar ainda mais a saúde do município, destacando entre elas a reconstrução da Casa de Saúde Senador Antônio Farias que está em andamento com mais de 60% das obras realizadas e deverá ser concluída até abril do próximo ano.

Postado em Saúde.