Prefeitura de Buíque, através da Secretaria de Saúde, desenvolve trabalho na área de endemias do município

Prefeitura de Buíque, através da Secretaria de Saúde, desenvolve trabalho na área de endemias do município

Em dois anos e meio, a Secretaria de Saúde de Buíque, fortaleceu e triplicou os trabalhos realizados pelos agentes de endemias do município. Após a ocupação de vagas por profissionais efetivos através do último concurso foi possível formar uma boa equipe de saúde no combate ao mosquito Aedes aegypt.

Dentre as medidas adotadas, estão as visitas aos domicílios rurais e urbanos, mutirões e reconhecimento geográfico, vistorias de imóveis, ações educativas sobre o combate ao mosquito, visitas e inspeções em reservatórios de água e distribuição de materiais como folhetos explicativos, hipoclorito de sódio, telas para caixas em situação de vulnerabilidade, tratamento com o larvicida e repelentes.

As ações são grandes e de extrema importância, pois a própria população quando não segue os padrões de combate é quem mais sofre com as consequências. Por isso, a Secretaria de Saúde reforça o quanto é necessário formar uma significativa parceria com a população do município no combate ao mosquito transmissor das arboviroses. Só este ano, os agentes de endemias realizaram ações concretas como os mutirões no bairro Frei Damião e nos Distritos do Catimbau e Riachão. Os agentes já se preparam para as próximas ações que serão desenvolvidas nos Distritos do Tanque, São Domingos, Amaro e Carneiro. A mola propulsora nesse combate é a atividade desempenhada pelos profissionais de endemias com eficácia e zelo pela população buiquense, mesmo em situações adversas as equipes não desistem e seguem trabalhando a todo vapor.

Mutirão e reconhecimento geográfico é realizado hoje no Povoado Riachão, na ação foi feito entrega de repelentes, vistorias de imóveis, educação em saúde, visitas e inspeções em reservatórios de água. A ação contou com 12 agentes de endemias e o coordenador Ismay Santos.

A prefeitura deu início ao Programa Buíque em Ação – O Trabalho não Para, que vai levar ações e serviços aos bairros, distritos e comunidades de nosso município. Uma ação conjunta de obras, saúde, assistência social, educação e meio ambiente. E o trabalho começou pelo bairro Frei Damião. Confira um pouco do que a prefeitura está fazendo e vai fazer muito mais. Aqui, o trabalho não para.

Nesse instante, agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde, estão no Bairro Frei Damião distribuindo repelentes, panfletos e inspecionando residências em busca de larvas e possíveis criadouros do mosquito da dengue. A ação faz parte do projeto BUÍQUE EM AÇÃO, O TRABALHO NÃO PARA.

Sobre o autor

Comunicóloga, habilitada em Jornalismo

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *